Durante as chuvas dessa madrugada nesta quinta-feira (2), o nĂvel do rio Acre subiu aproximadamente 30 centĂmetros, nas Ășltimas 24 horas, medindo 7,44 metros, segundo a medição da Defesa Civil de Rio Branco. No inĂcio deste mĂȘs o rio marcava 7 metros e 12 centĂmetros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel ClĂĄudio FalcĂŁo, apesar de serem considerados volumes normais para esse perĂodo, nĂŁo se deve descartar a preocupação de uma enchente.
Nos aproximamos dos momentos mais chuvosos e crĂticos do inverno amazĂŽnico – janeiro e fevereiro sĂŁo considerados os meses com o maior volume de chuva.
Segundo FalcĂŁo, o mĂȘs de janeiro nĂŁo teve as chuvas esperadas, o que preocupa sĂŁo as chances de haver o dobro de chuva esperado para o mĂȘs de fevereiro, como aconteceu em novembro e dezembro do ano passado.
Devido Ă s chances de alagação a Defesa Civil prevĂȘ um possĂvel acontecimento. âEm fevereiro pode chover acima do esperado e estamos trabalhando com o cenĂĄrio da possibilidade do rio chegar atĂ© 15 metros e 50 centĂmetros nos prĂłximos dois mesesâ, explica.

