20 de abril de 2024

Roberto Duarte apresenta projeto contra o uso de linguagem neutra nas escolas

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei para coibir o uso da Linguagem Neutra nas escolas públicas e privadas do país.

De acordo com o texto, fica vedado o uso da linguagem neutra em todos os materiais didáticos das escolas públicas e privadas. Barrando o ensino da linguagem neutra em todas as escolas públicas e privadas do país.

“Linguagem neutra mais exclui do que inclui. Prejudica disléxicos, pessoas surdas, deficientes visuais e a alfabetização de crianças cegas. Vamos lutar contra o ensino desse tipo de dialeto nas escolas brasileiras”, explicou Roberto Duarte.

“Menine”, “todxs”, “amigues”,”elu”, são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária .Cada vez mais comum essa linguagem tem como objetivo adaptar o português para o uso de expressões neutras.

No Brasil, de acordo com revista científica Nature as pessoas que rejeitam tanto o gênero feminino quanto o masculino são 1,2% da população brasileira (quase 3 milhões). Em contra partida a dislexia, um transtorno de aprendizagem que prejudica o desenvolvimento de habilidades, como a leitura, escrita e socialização. De acordo com o Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos referência em dislexia no Brasil, cerca de 8 milhões de brasileiros têm a dislexia, representando quase 4% da população. Além disso, dos surdos que não conseguem compreender a linguagem neutra nas leituras labiais. E crianças cegas, que não se adaptam a essa linguagem neutra.

Tramitação

A proposta será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost