24 de abril de 2024

PF deflagra operação “Terra Solta” no Acre e investiga vários crimes

Uma operação de combate a crimes ambientais e invasão de terras públicas foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7) pela Polícia Federal, com o apoio do Incra e do Ibama, no polo Antônio de Holanda, no município de Bujari, nos arredores da Capital Rio Branco (AC).

Denominada “Terra Solta”, a operação visa investigar diversos crimes, envolvendo assentados e não assentados.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de acesso e frequência à área de Reserva Legal e um mandado judicial de suspensão de atividades de pessoa jurídica.

A investigação foi iniciada a partir de denúncias do Incra, as quais apontaram indícios de invasão, loteamento e comércio de área no interior da Reserva Legal.

Os danos ambientais foram estimados pela perícia em mais de R$ 8 milhões e deverão ser objeto de ressarcimento. Pelos fatos apurados, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, invasão de terras públicas da União, desmatamento e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 (vinte) anos de prisão.

A Operação Terra Solta está vinculada ao Projeto Paz na Floresta, instituído no âmbito da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Acre, que tem por objetivo a repressão e a investigação de invasões e desmatamento de áreas ambientais tuteladas pela União.

O trabalho iniciado na data de hoje deu início à semana de combate a crimes ambientais no Estado do Acre, denominado Projeto Paz na Floresta, que visa o combate generalizado de crimes ambientais em Projetos de Assentamento da União, envolvendo, ao longo da semana, mais de 150 policiais federais, que estarão empenhados no combate à criminalidade ambiental.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost