Afastado apĂłs se ver no epicentro de um escĂąndalo sexual, o padre JosĂ© Maria dos Santos, 65 anos, registrou um boletim de ocorrĂȘncia na 1ÂȘ Delegacia de PolĂcia (Asa Sul) sobre o furto de seu aparelho celular. O crime teria ocorrido no Ășltimo sĂĄbado (22/4), data em que o vĂdeo, que revela cenas de sexo entre o pĂĄroco e outro homem, viralizou. As imagens teriam sido gravadas em dezembro do ano passado.
O sacerdote procurou a PCDF, que anotou a ocorrĂȘncia como difamação, furto de celular e registro nĂŁo autorizado de intimidade sexual. Na ocasiĂŁo, o religioso relatou que havia deixado o smartphone no sofĂĄ da casa paroquial. Ao retornar, nĂŁo encontrou mais o celular, que, segundo o pĂĄroco, nĂŁo tinha senha de bloqueio.
JosĂ© Maria contou aos policiais que, apĂłs o furto, o suposto ladrĂŁo começou a postar uma sĂ©rie de vĂdeos erĂłticos, que tinham o padre como protagonista, no WhatsApp, Facebook e Instagram. Segundo o depoimento do religioso, uma testemunha teria visto um homem entrar na residĂȘncia do pĂĄroco.
Assista ao vĂdeo:
ApĂłs o vĂdeo viralizar, o lĂder religioso foi afastado das funçÔes que ocupava na ParĂłquia SĂŁo Camilo de Lellis, na Asa Sul.
O caso
Dois vĂdeos obtidos pelo MetrĂłpoles mostram o religioso em momentos Ăntimos que nĂŁo configuram crime, mas que vĂŁo contra os preceitos da Igreja CatĂłlica ApostĂłlica Romana. A regra da entidade religiosa prevĂȘ que um sacerdote, no ato de seu ordenamento, faça voto de castidade e, a partir daquele momento, deixe de se relacionar sexualmente, seja com homens ou mulheres.
As imagens mostram o padre JosĂ© Maria sentado em um sofĂĄ com outro homem. Em um dos vĂdeos, o sacerdote recebe sexo oral do rapaz e chega a segurar a cabeça dele. Em outro, o homem estĂĄ sem calças e senta no colo do padre, que segura na cintura dele e faz movimentos com o quadril.
O padre alterna entre gemidos, sorrisos e expressĂ”es de prazer. As imagens foram registradas em dezembro de 2022, como Ă© possĂvel inferir pela reportagem que se ouve ao fundo, sobre a lesĂŁo de Gabriel Jesus na Copa do Mundo.
A parede da sala onde o vĂdeo foi gravado Ă© de tijolos, assim como a da ParĂłquia SĂŁo Camilo. Apesar disso, nĂŁo Ă© possĂvel afirmar que o ato foi cometido nas dependĂȘncias da igreja.
Castidade
Procurada, a Arquidiocese de BrasĂlia disse lamentar a situação e informou que âafastou o padre das atividades paroquiais e de outros encargos pastoraisâ (leia a Ăntegra da nota no fim desta reportagem).
O padre JosĂ© Maria faz parte da Ordem dos Ministros dos Enfermos, tambĂ©m conhecidos como Camilianos ou Padres Camilos, por ser um grupo religioso fundado por SĂŁo Camilo de Lellis. O grupo Ă© voltado para a assistĂȘncia espiritual e corporal dos doentes.
Ele ingressou na ordem em 1981, após trabalhar como auxiliar de enfermagem no Cearå, na década de 1970.
Outro lado
O MetrĂłpoles foi Ă parĂłquia em duas ocasiĂ”es e tentou, seguidas vezes, contato com o padre antes de publicar esta reportagem. Na primeira ida, na noite de segunda-feira (24/4), os responsĂĄveis pela igreja que celebravam a missa disseram que JosĂ© Maria estava em confissĂŁo, e que o chamariam para falar com a equipe. Minutos depois, informaram que o sacerdote precisou sair, porque estava âatrasado para celebrar uma missa de sĂ©timo diaâ.
Na manhĂŁ dessa terça-feira (25/4), as secretĂĄrias da parĂłquia informaram que JosĂ© Maria estava em atendimento e pediram para a reportagem aguardar. Depois de 20 minutos, elas disseram que o padre tinha um compromisso e nĂŁo poderia atender. ApĂłs insistĂȘncia, comunicaram que ele iria entrar em contato com a equipe. O espaço segue aberto.
Confira a Ăntegra da nota da Arquidiocese de BrasĂlia:
âA Arquidiocese de BrasĂlia, na pessoa do cardeal arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e dos seus bispos auxiliares, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos na ParĂłquia SĂŁo Camilo de Lellis, da Asa Sul, em BrasĂlia-DF, no Ășltimo dia 22 de abril de 2023, lamenta a situação e dispĂ”e que o padre JosĂ© Maria dos Santos fique afastado das atividades paroquiais e de outros encargos pastorais da Arquidiocese atĂ© que os superiores da ProvĂncia Camiliana tomem as providĂȘncias para o devido esclarecimento dos fatos.
Por fim, a Arquidiocese de BrasĂlia reafirma o seu compromisso e zelo para com o Povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade paroquial de SĂŁo Camilo de Lellis a se unir em oração.
Nada mais para o momento.â
