A professora da rede pĂșblica do Distrito Federal Lorena Santos, 28 anos, causou polĂȘmica nas redes sociais, na manhĂŁ desta quinta-feira (20/4), ao postar foto com um âlook especialâ para o âdia do massacreâ. Na publicação, a servidora, que dĂĄ aula no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Zilda Arns, no ItapoĂŁ, acrescenta: âSe eu morrer hoje, estarei belĂssima pelo menosâ.
A data faz alusĂŁo ao fatĂdico massacre cometido em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. Nesse atentado, dois alunos mataram outros 12 estudantes e uma professora do colĂ©gio. No Brasil, o LaboratĂłrio de OperaçÔes CibernĂ©ticas (Ciberlab), do MinistĂ©rio da Justiça, registrou grande circulação de mensagens nas mĂdias sociais com conteĂșdo de violĂȘncia por ocasiĂŁo do dia 20 de abril.
Lorena Santos costuma publicar no Instagram imagens da rotina como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), alĂ©m de conteĂșdos sobre exercĂcios fĂsicos, viagens, festas e dicas de beleza. No perfil, com pouco mais de 5,2 mil seguidores, a educadora se define como mĂŁe, empreendedora e professora.

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM

REPDOUĂĂO/INSTAGRAM
RepressĂŁo
Em coletiva de imprensa na quinta-feira (13/4), o secretĂĄrio de Segurança, Sandro Avelar, e a secretĂĄria de Educação, HĂ©lvia ParanaguĂĄ, anunciaram um plano de segurança para escolas do Distrito Federal. Entre as açÔes divulgadas estĂŁo: reforço do efetivo do BatalhĂŁo de Policiamento Escolar (BPesc); criação de novos canais de denĂșncia; e otimização do uso dos carros das corporaçÔes.
Na ocasiĂŁo, o secretĂĄrio Sandro Avelar tambĂ©m falou a respeito da autorização da SSP-DF para contratar policiais temporariamente. A medida visa ampliar a segurança e coibir a violĂȘncia em 1,6 mil escolas privadas e particulares, alĂ©m de creches, faculdades e universidades.
No entanto, por questÔes de segurança, segundo o secretårio, a pasta não divulgarå a quantidade de servidores nem como eles devem atuar nos colégios. Até o momento, não hå data para chegada do efetivo, mas os militares convocados serão voluntårios e da reserva.
PolĂȘmica
Ao MetrĂłpoles Lorena afirmou que âde forma alguma quis gerar polĂȘmicaâ e acrescentou que expressou uma âposição perante as ameaças, de forma irĂŽnicaâ. âSomos tĂŁo vulnerĂĄveis e parecemos piadas perante o Estado. Mas jĂĄ retirei a imagem. NĂŁo foi a intenção gerar polĂȘmicaâ, enfatizou a professora.
Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) informou que abrirĂĄ procedimento para apuração da conduta da professora e reforçou que repudia qualquer tipo de postagem que ressalte a violĂȘncia. âA pasta ressalta, ainda, o compromisso e empenho na busca pela cultura de paz no ambiente escolarâ, comunicou o ĂłrgĂŁo.
âA direção do CEF Doutora Zilda Arns do ItapoĂŁ tomou conhecimento do caso por meio das redes sociais e, imediatamente, pediu para que a professora excluĂsse a publicaçãoâ, completou o texto.

