Os profissionais da educação do município de Cruzeiro do Sul anunciaram greve geral por tempo indeterminado, na última quinta-feira (01).
Os servidores cobram o pagamento do reajuste do piso nacional do magistério. O presidente do Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac-CZS), Pedro Lima, disse que a prefeitura não efetuou os repasses aos profissionais. O reajuste é de 14,95% e deveria ter sido repassado desde janeiro, quando foi anunciado pelo Governo Federal.

Foto: Reprodução
Pedro Lima disse, ainda, que em uma reunião anterior ficou acordado que, caso o repasse não fosse realizado até o final de maio, os funcionários decretariam a greve.
“No início do mês, realizamos uma assembleia em que a gestão municipal apresentou uma proposta de reajuste, prometendo uma resposta até o final de maio. No entanto, em uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (31), eles nos informaram que no momento não podem pagar o piso, mas estão elaborando um plano para efetuar o pagamento posteriormente, sem definir uma data específica”, afirmou.
Com o reajuste, os funcionários que trabalham 30 horas semanais deveriam receber, de início, o valor de R$ 3.315,00. Todas as escolas da rede municipal de Cruzeiro aderiram à greve.
