ContilNet Notícias

MEC determina que faculdades recebam alunos da U:verse após prejuízos

Por Suene Almeida, ContilNet

A diretoria de supervisão do Ministério da Educação (MEC) enviou ofício às sete instituições de ensino superior do estado do Acre para que estas possam acolher os acadêmicos do Centro Universitário U:Verse, após a instituição encerrar as atividades em Rio Branco.

Foto: Reprodução/Google Street View

O anúncio foi feito pelo assessor especial do MEC, o ex-deputado Léo de Brito. De acordo com ele, os ofícios foram enviados para que as instituições agilizem o processo de acolhimento dos alunos. “Como uma forma de agilizar, nós já estamos iniciando as tratativas direto com as instituições para que possam receber os alunos e para que não haja nenhum tipo de prejuízo”, disse.

A U:Verse encerrou suas atividades no dia 30 de junho, desde então, cerca de 500 alunos lutam para conseguir o direito de concluir suas graduações. O Ministério Público do Acre (MPAC) realizou uma audiência pública no final de julho, com a presença de alunos e de representantes da faculdade para tentar encontrar uma solução para a situação dos estudantes, na qual foi apresentada uma proposta de migração dos estudantes da U:Verse para o Centro Universitário Estácio Unimeta. No entanto, o MPAC destaca que essa proposta poderá acarretar grandes prejuízos aos alunos, devido às diferenças significativas na grade curricular das instituições, que resultará em atrasos na conclusão dos cursos.

VEJA AQUI: Com a presença de alunos, MPAC realiza audiência sobre o fechamento da U:verse

Diante da situação, o MPAC resolveu abrir uma ação civil pública sobre o caso. Entre os pedidos feitos na ação, o MPAC solicita que a U:Verse contrate, em até 10 dias, docentes para permitir que os alunos dos últimos períodos concluam seus cursos de acordo com o contrato estabelecido.

SAIBA MAIS: MPAC pede que U:verse contrate docentes para que alunos concluam o curso

Outra situação é a dos bolsistas do Prouni, que caso migrem para outra instituição, eles receberiam apenas um desconto de 70% nas mensalidades dos cursos respectivos. Por isso, foi requerido que a instituição arque com o valor remanescente oferecido pelo Centro Universitário Estácio Unimeta para os bolsistas integrais do Prouni até a conclusão de seus cursos.

Sair da versão mobile