ContilNet Notícias

Prestes a chegar ao Acre, Lula lança programa que leva internet a cidades isoladas do estado

Por Matheus Mello, ContilNet

O presidente Lula assinou nesta segunda-feira (7), o lançamento do Infovia 1, que faz parte do programa Norte Conectado, que deverá beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros em 59 municípios da Amazônia, incluindo o Acre.

Lula durante inauguração do Programa Norte Conectado/Reprodução

O programa prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos. O investimento total do projeto é de R$ 1,3 bilhão.

Lula cumpre agenda no Pará, onde participa da Cúpula da Amazônia, evento que reúne governadores dos estados da Amazônia Legal e de países latinos. A reunião terá  a participação do governador Gladson Cameli. 

VEJA MAIS: Gladson confirma novo encontro com Lula e diz que vai se reunir com outros presidentes

Em Santarém, Lula disse que a instalação das fibras óticas vai “permitir que o filho do pobre, através da internet, possa ter a mesma qualidade de aula que tem o filho do rico em qualquer lugar desse país; é o Estado se aproximando das pessoas e não as pessoas tendo que ir atrás do Estado, é o Estado que tem que levar o desenvolvimento até onde estão as pessoas”.

A construção das outras Infovias irá beneficiar diretamente comunidades isoladas ao longo do leito dos rios no Acre. O presidente já tem agenda confirmada para vir ao estado nos próximos dias. Lula deverá inaugurar novos campus do Instituto Federal do Acre (Ifac). A informação foi confirmada na última semana com exclusividade ao ContilNet pela reitora da instituição, Rosana Cavalcante.

SAIBA MAIS: ‘Nenhum presidente colocou mais recursos no Acre do que eu’, diz Lula ao anunciar vinda ao estado

Entenda o Norte Conectado

O programa Norte Conectado é uma iniciativa que compatibiliza desenvolvimento com sustentabilidade, como várias outras que vêm sendo desenvolvidas pelo governo federal. Após um estudo de impacto ambiental, foi constatado que os cabos de fibra óptica deveriam ser submersos, implementados nos leitos dos rios da região Amazônica. Dessa forma, 68 milhões de árvores da região estão sendo preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações, enterrada ou posteada.

No total, o Norte Conectado terá oito Infovias com cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos foram feitos para durar pelos menos 25 anos submersos.

Toda essa estrutura irá beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros em 59 municípios de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Cada um dos municípios terá um Data Center Modular onde os pares de fibra estarão disponíveis para o uso.

Sair da versão mobile