O piloto Claudio Atílio Mortari, de 69 anos, morto no acidente aéreo que matou 12 pessoas no Acre, um dia antes da tragédia, teria avisado a família sobre um voo realizado e condições meteorológicas adversas.
A informação foi divulgada pelo site Campo Grande News. De acordo com a matéria, que ouviu uma sobrinha do piloto, ele havia enviado mensagens para as irmãs dele que descrevia o voo. O piloto teria declarado que a experiência havia sido “tensa, mas normal”.
Velório
Ainda segundo a sobrinha, o piloto deve ser velado e sepultado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ela informou ainda ao jornal que aguarda a liberação do corpo, que atualmente segue no Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco. Equipes de perícia realizam exames de DNA para confirmar as identidades dos cadáveres.
CONFIRA: IML ainda não tem prazo para concluir reconhecimento de vítimas de acidente aéreo; entenda processo
O jornal informou que segundo a sobrinha, Claudio teria vindo embora para o Acre quando tinha 29 anos, já para trabalhar com aviação no estado. Desde 1983, ele morava no município de Itaituba, interior do Pará.
O acidente
Neste domingo (29), o Acre registrou o terceiro maior acidente aéreo da história, após uma queda de um avião de porte pequeno, próximo ao Aeroporto de Rio Branco. O governo do Estado confirmou a morte de 12 pessoas.
VEJA MAIS: Queda de avião no Acre: o que se sabe sobre o acidente que matou 12 pessoas; veja mais
A aeronave que caiu tinha autorização para fazer táxi aéreo, com certificado de aeronavegabilidade válido até agosto de 2024. O avião foi identificado como modelo Cesna Caravan, com prefixo PT-MEE e pertencia à empresa amazonense Art Táxi Aéreo, que faz a linha Acre-Amazonas.
O avião caiu cerca de 1800 metros depois da cabeceira da pista do aeroporto, numa região de mata fechada próximo a uma fazenda, às margens da na BR-364. Estavam a bordo doze passageiros – incluindo o bebê no colo de sua mãe, e dois tripulantes, o piloto e o copiloto.
O voo decolou de Rio Branco às 7h20 e caiu por volta das 7h21, segundo a empresa responsável e o aeroporto.