Em uma semana, Acre registra mais de 800 casos de diarreica aguda e síndrome gripal

O boletim foi divulgado pela Agência de Notícias do Acre

O governo do Acre divulgou, nesta quarta-feira (1), o boletim semanal sobre a seca no Acre. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), na semana epidemiológica 43/2023, referente aos dias 22 a 31 de outubro de 2023, foram registradas 216 ocorrências de doença diarreica aguda e também foram feitos 596 atendimentos por síndrome gripal em todo o estado. Ao todo, são 812 ocorrências.

Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas. Franco Silva, da Sobral. Foto: Odair Leal/Sesacre

No Acre, a seca extrema é um dos fatores que influenciam no aumento das ocorrências da doença diarreica aguda e síndromes gripais, como Covid-19 e gripe. A diarreia pode acontecer, principalmente, em decorrência do desabastecimento de água. O governo federal reconheceu, no último dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do estado do Acre devido à seca.

Síndrome respiratória

O boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o InfoGripe, apontou que o Acre tem 95% probabilidade de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Já entre as capitais, Rio Branco aparece com 75% de probabilidade de crescimento no número de casos, assim como Recife (PE), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Segundo o InfoGripe, entre as capitais, seis registram aumento de casos de Covid-19, sendo Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP). Em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, esse crescimento é observado principalmente na população de idade avançada. Em Florianópolis, Recife e Rio Branco, o indício de aumento ainda é condizente com oscilação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Em uma semana, Acre registra mais de 800 casos de diarreica aguda e síndrome gripal