Sandra Silveira Bezerra, de 49 anos, morreu na Ășltima quarta-feira (14) em decorrĂȘncia da doença do pombo. A vĂtima chegou a ser internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas nĂŁo resistiu Ă s complicaçÔes da enfermidade.
Segundo informaçÔes, ela teria contraĂdo a doença em seu local de trabalho, um estabelecimento localizado na Rua Coronel Alexandrino, prĂłximo ao Mercado do Bosque, regiĂŁo conhecida pela grande quantidade de pombos circulando entre as pessoas que por ali passam.

A doença é transmitida pelas fezes de aves como os pombos e outras
– Foto: Getty Images
Sandra jĂĄ estaria a alguns dias com sintomas, como problemas na visĂŁo e dificuldade na respiração. Ao buscar atendimento mĂ©dico foi constatado que estava com Fibrose Pulmonar, doença que impede a passagem do oxigĂȘnio para a corrente sanguĂnea.
A paciente chegou a ser transferida para a Fundação Hospitalar, no entanto não teve tempo de iniciar o tratamento devido ao avançado estado da doença, informou o proprietårio do estabelecimento no qual ela trabalhava, que também foi acometido pela doença.
De acordo com o empresårio, Ney Matos, ele teria sido diagnosticado com a doença a cerca de dois anos atrås, quando viajou para São Paulo, onde ficou comprovado que a doença que ele tinha seria oriunda das fezes dos pombos.
Outros trabalhadores que atuam na região relataram que a região é repleta destas aves, e que são alimentadas por pessoas que vivem ali, fazendo com que eles permaneçam na localidade.
Preocupados, as pessoas que convivem diariamente com os animais pedem açÔes dos ĂłrgĂŁos pĂșblicos para solucionar o problema e evitar novos casos como o de Sandra.
Entenda a doença
Os pombos sĂŁo aves que costumam estĂĄ presentes em muitas cidades, principalmente em praças pĂșblicas, onde circulam livremente. Apesar de serem animais amigĂĄveis podem transmitir doenças, principalmente atravĂ©s de seus excrementos, como a salmoneloses, psitacose, histoplasmose e a criptocoscose, que se desenvolve em fezes de pombos e de outras aves.
Na maioria dos casos, a infecção começa nos pulmĂ”es (forma pulmonar) e pode se espalhar para o cĂ©rebro, trato urinĂĄrio, pele e ossos (forma disseminada). Quando a infecção Ă© limitada aos pulmĂ”es, os sintomas podem ser mĂnimos ou nĂŁo sĂŁo aparentes. Os sintomas respiratĂłrios podem incluir tosse e dor no peito. Quando a infecção se espalha, ela tende a atingir o sistema nervoso central, especialmente o cĂ©rebro.
Com informaçÔes Agazeta.net

