25 de maio de 2024

Hospital de Tarauacá revoluciona tratamento infantil com inauguração de brinquedoteca

Amplo, acolhedor e interativo. Foi esse o espaço que Ariel da Silva Lima, de nove meses, encontrou no hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, quando precisou de assistência para se tratar de bronquiolite, que é uma infecção viral nas vias respiratórias inferiores de bebês e crianças com menos de 24 meses de idade.

Além de contribuir para a melhoria do tratamento de crianças, a brinquedoteca do Hospital de Tarauacá é um ambiente de aprendizado. Foto: cedida

Sua mãe, Adriane Silva, foi positiva ao relatar a diferença que a brinquedoteca, uma novidade da unidade, fez na recuperação do seu pequeno. “Estou muito satisfeita pelo tratamento que o meu filho recebeu. Ele brincou e se divertiu bastante. Acredito que o ambiente possibilitou avanço na sua recuperação. Os envolvidos estão de parabéns”, agradeceu.

A iniciativa foi idealizada pela gerente administrativa do hospital, Waldiane Almeida, e a concretização do projeto, que era um sonho antigo da gestão do hospital, contou com a parceria da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá, por meio dos esforços do juiz de direito Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga.

Ideia de implementar um ambiente lúdico no hospital foi concretizada por meio do financiamento do TJAC. Foto: cedida

O ambiente vem revolucionando o tratamento ao público infantil de umas das maiores cidades da região do Juruá. “Além das crianças, os acompanhantes e visitantes desfrutam do espaço, que oferta atividades voltadas à leitura; disponibiliza móveis planejados para proporcionar bem-estar físico e emocional aos bebês; e dispõe de uma variedade de brinquedos educativos. Estudos apontam que o ambiente hospitalar gera uma experiência de estresse nas crianças e a inserção de atividades lúdicas humaniza o atendimento e colabora com a recuperação delas”, ratificou Waldiane Almeida.

Inauguração da brinquedoteca

Após análise e aprovação, feitas pelo Ministério Público (MP) de Tarauacá e pela Vara Criminal da Comarca do município, o inovador projeto foi aprovado. A inauguração do espaço foi realizada no dia 6 deste mês, e a cerimônia foi prestigiada pelo promotor de justiça, Júlio César de Medeiros, pelas magistradas Bruna Barreto Perazzo Costa e Isabela Vieira de Souza Gouveia, além do supervisor administrativo do TJAC, José Alex de Souza Martins; do coordenador das rádios institucionais na região, Albanir Moraes, e de funcionários da unidade.

Equipe que tornou o sonho da brinquedoteca real. Foto: cedida

“O Projeto da ‘Brinquedoteca Hospitalar’ já é uma realidade de sucesso em muitos lugares do país, e contou com uma justificativa fundamentada em bibliografia autorizada para o MP dar parecer favorável à liberação dos recursos públicos, comprovando o quanto um espaço lúdico é importante para a recuperação da criança, além de possibilitar momentos de aprendizagem, prazer e alegria dentro do hospital, amainando, assim, eventuais traumas psicológicos devido às pretensas internações infantis”, destaca o promotor Júlio César de Medeiros.

O gerente-geral, Francisco Assis Sampaio, falou da satisfação em poder contar com o benefício na unidade e da parceria exitosa com o Poder Judiciário. “Em 2023, celebramos esse importante fruto da parceria com o Tribunal de Justiça do Acre. É uma satisfação participar dessas iniciativas que promovem políticas que beneficiam, com importantes avanços, a Saúde do nosso município. A brinquedoteca ameniza as dores e o sofrimento que as enfermidades trazem às crianças. É um espaço que melhora a avaliação das famílias das crianças sobre a unidade e os serviços por ela prestados”, enfatizou.

Aposta beneficia crianças do município e região. Foto: cedida

“A brinquedoteca é de extrema importância, pois, além de ser um direito da criança, possibilita oportunidades que contribuem para o desenvolvimento daqueles que a frequentarem. Colabora de maneira significativa com o tratamento, sobretudo com aqueles que precisam permanecer internados”, completou o supervisor administrativo do TJAC, José Alex de Souza Martins.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost