O ex-presidente Jair Bolsonaro foi homenageado nesta sexta-feira (15), com uma moção de aplausos, na tradicional sessão solene de entrega de títulos honoríficos da Assembleia Legislativa do Acre.
A homenagem foi uma propositura do deputado estadual Arlenilson Cunha, do PL. Na época, o parlamentar havia protocolado um projeto de lei que concedia o título de cidadão acreano ao ex-presidente.
O pedido foi contestado pelo deputado Edvaldo Magalhães, líder da Oposição, que destacou que o projeto de lei é inconstitucional e precisava ser barrado na Câmara. “Para poder receber título acreano precisa ter morado ou morar no estado do Acre, por isso a inconstitucionalidade”, disse.
VEJA MAIS: Sem presença de Bolsonaro, Câmara homenageia ex-presidente com título de cidadão rio-branquense
Após a polêmica, a Assembleia Legislativa retirou o pedido de pauta e modificou o texto apenas para ‘moção de aplausos’.
Com o texto apenas para moção, o projeto foi levado a votação no plenário geral da Casa. O pedido foi aprovado por 18 votos. Apenas os deputados Edvaldo Magalhães e Michelle Melo votaram contra a moção de aplausos ao ex-presidente.
ENTENDA: Aleac retira pedido de título de cidadão acreano a Bolsonaro e modifica para moção de aplausos
Sem a presença do ex-presidente, coube ao presidente estadual do PL no Acre, partido de Bolsonaro, João Paulo Bittar, filho do senador Marcio Bittar (União/AC), receber a honraria em nome do ex-presidente, agora inelegível.
Bolsonaro no Acre
O ex-presidente foi homenageado também na Câmara dos Vereadores de Rio Branco. Após a propositura do vereador João Marcos Luz, foi concedido a Bolsonaro, o título de cidadão rio-branquense. Ele anunciou que deverá vir ao Acre no ano que vem para receber a homenagem.
CONFIRA: Ao lado de Bittar, Bolsonaro afirma que vem ao Acre para receber título de cidadão rio-branquense
“Eu quero agradecer ao título a Câmara pelo título ofertado. Vamos deixar para o ano que vem, se Deus quiser, vou dar uma chegadinha lá. Antecipadamente, agradeço a todos os vereadores, quero comparecer e fazer uma festa. Receber esse título é uma honra pra mim. Um abraço para todo o Acre”, disse Bolsonaro.
Assista o momento da entrega de moção de aplausos ao ex-presidente: