18 de abril de 2024

Sexo de baleias-jubarte é gravado pela 1ª vez e flagra é entre 2 machos

 

Sexo entre baleias-jubarte é registrado pela primeira vezImagem: Reprodução/Instagram/pacificwhalefoundation

O momento de sexo ocorrido entre duas baleias-jubarte foi captado em imagem pela primeira vez na história. Após análise, os pesquisadores concluíram que os dois animais fotografados eram machos. O registro inédito foi publicado pela revista científica Marine Mammal Science, nesta terça-feira (27).

A atividade sexual foi captada no dia 19 de janeiro de 2022, próximo à ilha de Maui, no Havaí, quando as duas baleias se aproximaram do barco dos pesquisadores. Os motores da embarcação estavam desligados.

As duas baleias foram observadas interagindo entre si e circularam o barco por várias vezes. Elas permaneceram a aproximadamente 5 m da superfície e foram observadas por aproximadamente 30 minutos.

Em um determinado momento, uma das jubarte aproximou-se pela por trás da outra e a penetrou, parecendo segurá-la com as duas nadadeiras peitorais. Cada penetração teve duração de cerca de dois minutos.

Segundo a publicação, apesar de décadas de estudos sobre a espécie, relatos de penetração feita entre machos são raros e o momento do sexo entre as jubarte ainda não havia sido captado em imagem.

Embora esta seja a primeira vez que foi relatado para baleias jubarte, o comportamento homossexual é comum no reino animal e bem documentado para muitas espécies de cetáceos [mamíferos aquáticos]. A primeira atividade sexual documentada entre baleias-jubarte acrescenta detalhes e conhecimentos valiosos para a nossa compreensão dessas magníficas criaturas, oferecendo novos insights sobre o comportamento reprodutivo desta espécie.Comunicado da Pacific Whale Foundation, que financiou o estudo de Stephanie Stack, a autora do estudo

As duas baleias foram identificadas como machos após análise de fotos e amostra anterior de biópsia (uma das baleias, que estava magra e tinha uma ferida na mandíbula, possivelmente causado por ataque de um navio, já havia sido documentada pela Pacific Whale Foundation em 2020).

Estimativas visuais sugeriram aos pesquisadores que os dois animais eram adultos com base em seu comprimento e isso foi igualmente confirmado a partir de registros de avistamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost