20 de abril de 2024

Além de Fabiana Justus, veja famosos que também passaram por um transplante de medula óssea

Filha do empresário Roberto Justus passou pelo procedimento para combater a leucemia mieloide aguda nesta quarta (27); doença foi diagnosticada em janeiro

Desde janeiro deste ano, Fabiana Justus vem lutando contra a leucemia mieloide aguda (LMA). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o LMA é um tipo de tumor que afeta a medula óssea, responsável pela produção das células sanguíneas.

Reynaldo Gianecchini, Drica Moraes e Claudia Rodrigues passaram pelo transplante de medula óssea — Foto: Reprodução Instagram/Globo

Reynaldo Gianecchini, Drica Moraes e Claudia Rodrigues passaram pelo transplante de medula óssea — Foto: Reprodução Instagram/Globo

Nesta quarta-feira (27), a influencer comunicou aos seus seguidores que passou por um transplante de medula óssea. Fabiana disse que o processo de doação de medula é mais simples do que se pensa e, seguindo um protocolo, as identidades de ambos (doador e receptor) são mantida em sigilo por um determinado tempo.

Fabiana Justus se submeteu a um transplante de medula óssea — Foto: Reprodução/Instagram

Fabiana Justus se submeteu a um transplante de medula óssea — Foto: Reprodução/Instagram

Além de Fabiana, casada com o empresário Bruno D’ancona e mãe de Chiara e Siena, gêmeas de 5 anos, e de Luigi, de 6 meses, veja mais famosos que também se submeteram ao transplante de medula óssea:

Drica Moraes

Em 2010, Drica Moraes enfrentou uma leucemia e se submeteu a um transplante no mesmo ano. Em 2020, a atriz fez um post homenageando seu doador, Adilson, que só conheceu cinco anos após o procedimento:

“”Há exatos 10 anos, este homem me salvou a vida. Em 23 de junho de 2010. eu estava na corda bamba e, graças à sua doação de medula, estou aqui hoje. Obrigada, Adilson! Nos conhecemos somente 5 anos após o procedimento. Não sabíamos quem éramos antes deste encontro. Estou toda arrepiada”.

Drica Moraes com o homem que doou sua medula para a atriz — Foto: Reprodução Instagram

Drica Moraes com o homem que doou sua medula para a atriz — Foto: Reprodução Instagram

Reynaldo Gianecchini

Diagnosticado em 2011 com um linfoma não-Hodgkin, Reynaldo Gianecchini realizou um transplante de medula no mesmo ano que descobriu a doença. Anos depois, o ator fez um post para celebrar seu renascimento, em que escreveu:

“Hoje é um dia especial para mim. Faz nove anos que renasci”, escreveu ele, que mandou um recado para os seguidores: “Aproveito para lembrar da importância de doar medula”.

Reynaldo Gianecchini — Foto: Reprodução Instagram

Reynaldo Gianecchini — Foto: Reprodução Instagram

Claudia Rodrigues

A atriz, que tem esclerose múltipla, passou por um transplante de medula óssea em 2017. No caso, o procedimento seria para frear a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a Msclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica degenerativa que afeta o cérebro e a medula espinhal. A EM é uma doença autoimune crônica que ocorre quando o sistema imunológico ataca o sistema nervoso central, causando lesões no cérebro e na medula espinhal.

Claudia Rodrigues — Foto: Reprodução Instagram

Claudia Rodrigues — Foto: Reprodução Instagram

Entenda o que é o transplante:

O que é a medula óssea?

O Ministério da Saúde define a medula óssea como um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. É conhecido como ‘tutano’ e é responsável pela produção das células que constituem o sangue.

Qual a função da medula óssea?

Ela é fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois nela são produzidos os glóbulos brancos (leucócitos), que agem no sistema de defesa do organismo. Os glóbulos vermelhos (hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio para organismo todo, e as plaquetas, que compõem o sistema de coagulação do sangue.

Quem pode doar a medula óssea?

  • Ter entre 18 e 35 anos
  • Estar em bom estado de saúde
  • Não possuir nenhuma condição infecciosa, hematológica ou algum tipo de câncer.

Quais são as formas de doação de medula?

  1. Coleta a partir do sangue, por punção simples em veias do braço, após estímulo do corpo com um medicamento que induz a liberação dessas células da medula para o sangue.
  2. Punção diretamente na medula óssea (osso do quadril). A doação ocorre em centro cirúrgico e o doador recebe medicamentos para não sentir desconforto e permanecer dormindo durante a coleta das células, que ocorre por meio de punções simples na região posterior do osso do quadril, sem necessidade de abordagem cirúrgica.

A escolha da fonte depende da doença do paciente e da vontade do doador.

Como age o transplante de medula óssea no organismo do doente?

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que o transplante de medula óssea substitui a medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea.

Fabiana Justus comemora alta do hospital — Foto: Reprodução/Instagram

Fabiana Justus comemora alta do hospital — Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost