ContilNet Notícias

Rio Acre sobe mais 3 cm e enchente de 2024 se iguala a 3ª maior da história da capital

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

A Defesa Civil de Rio Branco realizou mais uma medição para monitorar a subida do Rio Acre na capital. De acordo com os dados do órgão, o manancial mediu 17,66 metros, às 9h, deste domingo (3). No início do dia, o nível do rio estava atingindo a marca de 17,63 metros.

A Defesa Civil segue monitorando a situação em toda a capital acreana. Em uma edição extra do Diário Oficial publicada na última sexta-feira (1), o governador Gladson Cameli declarou situação de emergência em saúde por conta das enchentes no Acre, em 19 municípios diferentes, desde 21 de fevereiro.

O Rio Acre atingiu a marca de 17,66 metros/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O decreto tem vigência de 180 dias e permite que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), possa ordenar despesas que dizem respeito a créditos abertos para atender atividades de saúde pública, bem como movimentar contas bancárias ou fundos específicos.

O governo também decretou situação de emergência em 17 municípios do Acre por conta das enchentes. Esse segundo decreto publicado diz respeito à urgência sanitária. De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes deste ano.

RELEMBRE: Enchentes: Governo Federal reconhece situação de emergência em 17 municípios do Acre

De acordo com o boletim das enchentes do governo do Estado, 43 bairros de Rio Branco já foram atingidos pela cheia do Rio Acre. Ao todo, na capital, já são 1830 pessoas desabrigadas, 1446 desalojadas em 13 abrigos montados pela Prefeitura.

Maiores enchentes

Segundo um levantamento realizado pelo ContilNet, com dados da Defesa Civil, a enchente de 2024 pode ser uma das cinco maiores da história de Rio Branco. Veja os números:

1988 – O Rio Acre alcançou a cota de 17,12 metros, deixando mais de 18 mil pessoas atingidas pela enchente.

1997 – O rio alcançou a marca de 17,66 metros. Mais de 22 mil pessoas foram afetadas pelas águas.

2012 – Neste ano o rio, alcançou a segunda maior marca histórica, chegando a 17,63 metros. A área urbana do município de Brasiléia ficou cerca de 90% submersa, segundo informações da Defesa Civil Estadual.

2015 – Naquele ano, o Acre viveu a maior enchente da sua história. O Rio Acre alcançou a marca de 18,40 metros, deixando quase um terço da população de Rio Branco afetada. Foram mais de 102 mil pessoas atingidas pelas águas, segundo informações da defesa Civil.

2023 – Neste ano, a cheia do Rio Acre foi uma das maiores da história, chegando a 17,72. No total, mais de 13 mil pessoas foram atingidas em todo o estado.

Sair da versão mobile