26 de maio de 2024

Ansiedade e depressão: por que o exercício é bom para a saúde mental

Além de proteger e fortalecer a saúde de todo o corpo, a atividade física também traz benefícios para a saúde mental

Existem diferentes formas de cuidar da saúde mental, e uma das mais eficientes é através da prática de atividade física. Afinal, além dos ganhos para a mente, praticar exercícios traz benefícios para todo o corpo.

A relação entre atividade física e saúde mental é um campo vasto de estudo e prática. A psicóloga Gabriela Borba, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), destaca a importância de entender como o exercício pode desempenhar um papel crucial na redução da ansiedade e depressão.

Corey Jenkins/Getty Images

“Ao longo dos anos, vimos que a prática regular de atividade física não melhora apenas a saúde física no controle de doenças como colesterol, obesidade, diabetes, mas também tem impactos significativos na saúde mental”, afirma Gabriela.

Ela lembra que o exercício físico libera endorfinas. Conhecidas como “hormônios da felicidade”, elas podem ajudar a aliviar o estresse e promover uma sensação de bem-estar geral.

Além disso, o engajamento em atividades físicas pode proporcionar um senso de realização e controle sobre a própria vida. Esses fatores são fundamentais na luta contra transtornos mentais. Outro ponto positivo é a interação entre as pessoas durante uma atividade em grupo, por exemplo. A socialização é uma forma de afastar a solidão e auxiliar mentalmente todo o grupo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost