17 de junho de 2024

Psicólogo explica a disforia de gênero, vivida por Maya Massafera

Maya Massafera desabafou que tem vivenciado disforia de gênero após sua transição; especialista revela o que é a condição

Na última quarta-feira (22/5), Maya Massafera desabafou em suas redes sociais sobre disforia de gênero. A influencer contou aos seguidores que, apesar de estar bem e feliz, tem seus momentos de disforia, quando prefere não sair ou ser vista.

“Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos de transição”, disse.

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, a disforia é uma manifestação relacionada ao gênero sexual, tendo conotação íntima com a ansiedade e causando grande angústia.

Reprodução

“Há uma ‘subvariante’ que se refere à fase pós-cirurgia, que muito provavelmente deve ser o caso dela. Em outras palavras, são manifestações psicológicas e emocionais tardias que, em alguns casos, são consideradas normais, pois o cérebro entende que o processo de mudança de gênero já deveria ter sido feito antes”, explica.

Para o especialista, a melhor solução para combater a ansiedade relacionada à disforia é tentar compreender que o processo de mudança de gênero foi feito no momento em que deveria ser feito.

“A medicação ansiolítica, juntamente à compreensão pessoal de toda essa questão da data da cirurgia e a psicoterapia, completam as recomendações”, finaliza Alexander.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost