💘😍💌 Nesta quinta-feira (13) os católicos comemoram o Dia de Santo Antônio, mas para os juiz-foranos a data tem mais um significado, já que o santo casamenteiro é também o padroeiro da cidade e o dia é feriado municipal.
Mas você sabe quem foi Santo Antônio? Por que ele ficou conhecido como casamenteiro? E por que foi escolhido como padroeiro de Juiz de Fora?
1. Quem foi Santo Antônio? 🧔
Santo Antônio foi batizado como Fernando. Nascido em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal, ainda jovem foi para a escola em Coimbra e entrou para a ordem de Santo Agostinho, quando foi ordenado sacerdote.
Quando as relíquias de frades, nomeação dada a um católico consagrado franciscano martirizado em Marrocos, visitam Coimbra, Fernando foi levado a pedir ingresso na ordem de São Francisco, recém-fundada.
A fama de Santo Antônio já era conhecida em Portugal devido ao despojamento e santidade dele, mas foi quando se tornou frade franciscano que Fernando assumiu o nome de Antônio, em homenagem ao Santo Antão.
Na Itália, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis, que o autorizou a ensinar teologia aos frades franciscanos em Bolonha. Então, Antônio se dedicou à pregação entre o povo em diversos lugares da Itália e do sul da França.
O santo morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, onde escolheu transcorrer a última fase da existência terrena.
2. Por que ele é o Santo Casamenteiro? 👰
A fama de ser um santo casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo depois da morte dele: uma moça de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.
Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a um determinado comerciante.
No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete.
3. Quais são os rituais famosos? ✝️
São diversos os rituais atribuídos a Santo Antônio. Um dos mais conhecidos é colocar a imagem do santo de cabeça para baixo, tirar o menino Jesus menino do colo e deixá-lo para chamar o Santo.
Outro conhecido é o bolo de Santo Antônio, que as pessoas comem esperando achar a famosa medalha que, se encontrar, vai achar a alma gêmea.
4. Como foi a canonização? ⛪
Santo Antônio foi canonizado em 30 de maio de 1232, menos de um ano após a própria morte. A santidade e os milagres operados em vida convenceram a Igreja a fazer tal operação.
5. Por que ele é padroeiro de Juiz de Fora? 🌆
A devoção da cidade a Santo Antônio teria sido trazida pelos portugueses quando Juiz de Fora era apenas uma vila. Relatos históricos narram que o fazendeiro Antônio Vidal, em 1741, construiu uma capela com a invocação do santo. Por ter o nome homônimo ao de Santo Antônio, acredita-se que essa atitude foi uma homenagem a ele.
“O arraial de Santo Antônio do Paraibuna se formou não só a partir da movimentação proveniente do Caminho Novo, mas também em virtude das manifestações de religiosidade das pessoas que sentiram a necessidade de construção de uma capela”, cita o documento produzido em homenagem ao Jubileu Áureo da Arquidiocese, “Juiz de Fora: Nossa História é de fé, Nossa Igreja tem arte”.
Em 1850, a então Vila de Santo Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora teve a capela de Santo Antônio elevada à categoria de paróquia e se tornou a matriz, no mesmo local onde hoje é a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.