O Gabinete de Crise criado pelo Governo do Estado para dar suporte aos municípios do Acre em situação de emergência ambiental, chegou a Marechal Thaumaturgo e Jordão, duas das cidades mais isoladas do estado. O grupo de suporte também realizou atendimentos em Tarauacá, afetada pela seca extrema.
Os trabalhos do gabinete visam garantir a segurança alimentar, o abastecimento de água, o controle de queimadas, o fornecimento de energia elétrica e o atendimento às comunidades indígenas.
A expedição conta com representantes da Casa Civil, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas do Estado (Sepi) e Secretaria de Comunicação (Secom).
Com a seca extrema no Acre, municípios isolados foram diretamente afetados com a falta de insumos e medicamentos, além do difícil acesso fluvial, principal meio de transporte da população na região.