O colono Flávio de Araújo Vieira, 29 anos, sofreu um acidente de trabalho na manhã desta terça-feira (17), durante uma derrubada de árvores em uma propriedade rural localizada no km 40 do Ramal Boa Água, que fica dentro do Ramal da Capela, no km 100 da rodovia AC-90, mais conhecida como Transacreana, na zona rural de Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Flávio havia contratado outra pessoa para derrubar uma árvore em sua propriedade, com o objetivo de produzir estacas para cercar uma fazenda. Durante a derrubada, Flávio se abaixou para arrumar as estacas que já estavam cortadas. Nesse momento, um galho de grande porte desprendeu-se da copa da árvore e acertou Flávio na cabeça, nas costas e na perna.
Com o impacto, o homem sofreu um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave, um pneumotórax e uma fratura na tíbia e fíbula da perna direita. Após a pancada, Flávio ficou desacordado.
A vítima foi socorrida por familiares e levada para sua residência, que fica próxima à fazenda. De lá, solicitaram ajuda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico 07 até a beira do rio, onde fica a casa da vítima. Com muita dificuldade, os primeiros socorros foram prestados, e foi solicitado o apoio de uma ambulância de suporte avançado devido à gravidade do estado de saúde do colono. Um helicóptero ainda tentou realizar o resgate, mas, devido à fumaça, não foi possível decolar.
A ambulância de suporte avançado interceptou Flávio no km 70 da rodovia AC-90, onde foi necessário inserir um dreno para aliviar a pressão nos pulmões causada pelo pneumotórax. Após estabilizar o quadro clínico da vítima, foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado gravíssimo.