A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta terça-feira (17), a operação de limpeza do leito e das margens do Igarapé São Francisco. A medida faz parte da prevenção das enchentes que atingem os bairros banhados pelo Igarapé.
No ano passado, a operação, que durou 45 dias, conseguiu recolher 150 toneladas de lixo. Para este ano, o diretor operacional da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Anderson Santana, afirmou que a previsão é de que a limpeza seja feita em 9 km do Igarapé e dure 30 dias.
“O percurso vai se iniciar pela ponte da Valdomiro Lopes, que pega parte do Igarapé Batista, logo após ele faz o desaguamento no Igarapé São Francisco e depois a gente segue em uma extensão de quase 8 quilômetros”, disse.
Diariamente, juntando equipes da Secretaria de Cuidados com a Cidade e de Meio Ambiente, cerca de 30 pessoas estarão em campo realizando a limpeza na margem e leito do Igarapé.
O serviço pretende retirar entulhos mecanizada e manual, além de roçagem. Todas as equipes terão o auxílio do Corpo de Bombeiros.
VEJA AS IMAGENS: