A Defesa Civil de Rio Branco anunciou nesta quinta-feira (26) que o Igarapé São Francisco, uma dos principais da bacia da capital, subiu quase 2 metros nas últimas 24 horas. O principal fator foram as chuvas intensas registradas no final de semana.
“Averiguamos que nas últimas 24h aumentou 1,45m. Seguimos com o trabalho preventivo”, disse o coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão.
Em 2023, mais de 2 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas e enchentes do Igarapé São Francisco, que percorre dezenas de bairros na capital.
O prefeito Tião Bocalom, em entrevista ao ContilNet neste ano, garantiu que a limpeza feita pela Prefeitura de Rio Branco nas margens e no leito do São Francisco foram cruciais para amenizar o impacto das enxurradas.
“Este ano temos feito um trabalho muito bom de monitoramento dos igarapés, mas em 24 horas tivemos 125 milímetros de chuvas. Graças a Deus e em função do trabalho que fizemos em 2023, de limpeza dos igarapés, a água está fluindo. A última limpeza havia sido feita há 19 anos, se não tivéssemos feito de novo em 2023, com certeza essas chuvas já teriam causado problemas”, disse.