Terra está se partindo ao meio no fundo do Oceano Pacífico, alertam cientistas

Os movimentos irregulares das placas tectĂ´nicas estĂŁo causando o fenĂ´meno

Por Diário do Litoral 09/02/2025

Cientistas da Turquia e do Canadá observaram que a Terra está se partindo ao meio no fundo do Oceano Pacífico graças aos movimentos irregulares das placas tectônicas, que são blocos rochosos semirrígidos que formam a crosta terrestre.

Os cientistas notaram que as placas tectônicas do fundo do Oceano Pacífico não são tão rígidas quanto eles imaginavam, e uma abertura no local está acontecendo graças às movimentações irregulares dessas placas.

Terra está se partindo ao meio no fundo do Oceano Pacífico, alertam cientistas

Terra está se partindo no fundo do Oceano Pacífico /Foto ilustrativ /Foto: Sascha Thiele/Pexels

O normal Ă© que essas placas “mergulhem” umas por baixo das outras (zonas de subducção) de forma intacta, mas está acontecendo o contrário: elas estĂŁo sofrendo deformações bem antes de chegarem Ă  essa zona, o que muda completamente os achados cientĂ­ficos atĂ© entĂŁo.

As imagens mostraram aos pesquisadores que nos quatro grandes platĂ´s submarinos (Ontong Java, Shatsky, Hess e Manihiki) haviam sinais claros de rachaduras, como se elas sofressem um “esticamento” ao longo do PacĂ­fico.Esses movimentos das placas tectĂ´nicas, apesar de lentos, sĂŁo bruscos no resultado final, e podem acabar contribuindo com novas tragĂ©dias naturais, como terremotos ou tsunamis em regiões costeiras, mesmo que as chances nĂŁo sejam tĂŁo grandes.

As mudanças climáticas estão acontecendo todos os dias e medidas drásticas são necessárias, pois o próprio ser humano está se colocando em risco.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂşdo de qualidade gratuitamente.