Se você é um jovem nerd apaixonado, já deve saber que não existe dia nem hora exata para declarar seu amor pela pessoa que compartilha a vida com você. Mas isso também não significa que PODE haver um diazinho mais especial para todos os casais do mundo, e é o tal Dia dos Namorados, ou Valentine’s Day.
Todo dia 14 de fevereiro, é bem possível que você seja inundado pelas mais variadas declarações de amor passando na sua timeline. Isso porque a data marca o Dia dos Namorados nos EUA e boa parte dos países estrangeiros.

(Sony/Divulgação)
Mas você já parou para pensar de onde vem a data, e por que o Brasil, sempre diferentão, comemora a ocasião apenas em junho?
O que é Valentine’s Day
Como o nome indica, o Dia de São Valentim nasceu da celebração de vários mártires de mesmo nome. Na antiguidade, a data sequer tinha ligação direta com assuntos amorosos, o que ficou mais em evidência do Século III, depois de Cristo.
A história cita que um bispo, Valentim, ousou continuar celebrando casamentos mesmo após as ordens do poderoso imperador romano Cláudio II, o que causou a prisão e morte do religioso, mártir da Igreja Católica.

Gomez e Morticia Addams são ideal de casal apaixonado. (Paramount/Divulgação)
É claro que a cultura pop também tem um dedo importante na disseminação da dada, já que o romance é um dos gêneros mais explorados no audiovisual, e o Valentine’s Day não é exceção.
A comemoração foi tema até de um divertido episódio em duas partes de Chaves, que certamente marcou a infância dos jovens nerds da América Latina.
Por que o Dia dos Namorados brasileiro é em junho?
Do lado de cá, o Dia dos Namorados deve toda sua história à publicidade, já que foi importado como uma estratégia de alavancar as vendas no período junino.
A data escolhida, 12 de junho, também é o dia anterior à celebração de Santo Antônio, o tradicional “Santo Casamenteiro”.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.