Inep prorroga prazo para solicitação de isenção no Enem 2025; confira as datas

O período segue aberto até a próxima sexta-feira (2)

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado e segue aberto até a próxima sexta-feira (2). A ampliação do período foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após a previsão inicial de encerramento em 25 de abril.

Cadernos de prova do 2º dia de Enem 2024. — Foto: Lívia Ferreira/ g1 Piauí

De acordo com o edital, têm direito à isenção estudantes que atendam a um dos seguintes critérios: Estar cursando o último ano do ensino médio em 2025, em qualquer modalidade, em escola pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica; ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), comprovando situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A solicitação deve ser feita pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), onde o candidato precisa informar CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de telefone. Além disso, é necessário criar um cadastro na plataforma Gov.br.

Participantes que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de provas, precisam justificar a ausência para garantir nova gratuidade em 2025. A justificativa deve ser apresentada também na Página do Participante, com a anexação de documentos comprobatórios, como: boletim de ocorrência em caso de assalto, furto ou acidente; certidão de casamento, nascimento ou óbito; documentos médicos que comprovem internação ou repouso; e mandado de prisão ou comprovante de intercâmbio acadêmico.

Documentos autodeclaratórios ou emitidos por familiares não serão aceitos. É obrigatório solicitar a isenção antes de justificar a ausência.

O cronograma a ser seguido para a solicitação de isenção é a seguinte: solicitação de isenção e justificativa de ausência entre 14 de abril e 2 de maio; resultado da solicitação e da justificativa no dia 12 de maio; período para recurso de 12 até 16 de maio; resultados do recurso em 22 de maio.

PUBLICIDADE