Início / Versão completa
Notícias

Ainda Estou Aqui é eleito 2º melhor filme de 2025 pelo NYT

Por Metrópoles 27/05/2025 11:31 Atualizado em 27/05/2025 11:32
Publicidade

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou o segundo lugar na lista dos melhores filmes de 2025 elaborada pelo The New York Times. Embora lançado no Brasil em 2024, o longa estreou nos cinemas dos Estados Unidos apenas em fevereiro deste ano.

Publicidade

A produção brasileira aparece ao lado de grandes títulos internacionais, como Pecadores, estrelado por Michael B. Jordan; Código Preto, com Cate Blanchett; e The Last Showgirl, com Pamela Anderson. A seleção foi publicada na coluna da crítica Alissa Wilkinson.

Fernanda Torres é destaque na crítica internacional

Na análise do The New York Times, Fernanda Torres foi amplamente elogiada por sua performance. “Em sua atuação — que ganhou um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar —, Torres impressiona. Proteger os filhos significa encontrar alegria em meio ao medo, esperança em meio à dor. Torres sobrepõe todas essas emoções à sua atuação e seu olhar penetrante é magnético”, destacou Wilkinson.

A performance da atriz, que já havia conquistado o Globo de Ouro, também rendeu uma indicação ao Oscar. O reconhecimento internacional consolidou o filme como um marco da cinematografia brasileira contemporânea.

Leia também

História baseada em fatos reais emociona o público

Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, esposa do deputado Rubens Paiva, que foi preso e torturado durante a Ditadura Militar. No longa, Eunice enfrenta a dor da perda ao mesmo tempo em que luta para manter a família unida e seguir atuando como ativista política.

A narrativa tocante conquistou o público e a crítica, sendo premiada com o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A trama também levou o público brasileiro aos cinemas e reforçou o papel do cinema nacional em debates históricos e sociais.

Filme brasileiro integra seleção global do NYT

O longa figura na seleta lista dos dez melhores filmes do ano segundo o The New York Times, ao lado de grandes produções globais. A relação completa inclui:

Pecadores
Ainda Estou Aqui
Código Preto
Friendship
Wallace & Gromit: Avengança
Eephus
The Annihilation of Fish
Levados Pelas Marés
Presence
The Last Showgirl

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.