Dados divulgados no novo boletim da Secretaria de SaĂșde do Acre (Sesacre), mostram que o estado do Acre registra alta incidĂȘncia de casos provĂĄveis de dengue atĂ© a Semana EpidemiolĂłgica 19 de 2025. Com base na incidĂȘncia por 100 mil habitantes, a maioria dos municĂpios estĂĄ em situação de alerta alto ou mĂ©dio. As cidades como Rio Branco, Manoel Urbano, Assis Brasil, Porto Walter e Cruzeiro do Sul, que apresentam os maiores Ăndices.
O total de casos provĂĄveis acumulados chega a 6.235, com uma incidĂȘncia mĂ©dia de 708 casos por 100 mil habitantes, o que coloca o Acre em estado de alerta epidemiolĂłgico.

O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto atravĂ©s de microscĂłpio eletrĂŽnico na Fiocruz Pernambuco, no Recife. â Foto: AP Photo/Felipe Dana
Dos 22 municĂpios do Acre, nove estĂŁo com incidĂȘncia alta, nove com incidĂȘncia mĂ©dia e apenas trĂȘs com incidĂȘncia baixa.
Rio Branco lidera em nĂșmero absoluto de casos
Com 3.206 casos provĂĄveis, Rio Branco concentra mais da metade das notificaçÔes no estado e apresenta uma incidĂȘncia de 826,6 casos por 100 mil habitantes, classificada como alta.
VEJA TAMBĂM: Casos de dengue aumentam quase 300%, e Bocalom prorroga situação de emergĂȘncia
Outros municĂpios como PlĂĄcido de Castro (105,5) e Bujari (159,8) tambĂ©m aparecem com incidĂȘncia mĂ©dia, enquanto AcrelĂąndia (75), JordĂŁo (10,2) e Santa Rosa do Purus (0) permanecem em nĂvel baixo.
Regional do JuruĂĄ/TarauacĂĄ/Envira: todos os municĂpios em situação de alerta
A situação mais preocupante estĂĄ na regional do JuruĂĄ, onde todos os municĂpios apresentam incidĂȘncia alta ou mĂ©dia, com destaque para Porto Walter, com maior incidĂȘncia do estado, de 1.791,60 casos por 100 mil habitantes, mesmo com apenas 202 casos notificados;
JĂĄ Cruzeiro do Sul, com 1.577 casos provĂĄveis, apresenta incidĂȘncia de  1.602,90 por 100 mil habitantes, seguido de Rodrigues Alves, com Ăndice de 1.158,50/100 mil habitantes.
Apenas Mùncio Lima se encontra em faixa média, segundo o boletim, mas ainda assim em patamar preocupante.
Regional do Alto Acre: Assis Brasil lidera proporcionalmente
Na regional do Alto Acre, o municĂpio de Assis Brasil, que registra uma taxa de 559,9 casos por 100 mil habitantes, classificada como alta. JĂĄ Xapuri, Brasileia e EpitaciolĂąndia apresentam Ăndices mĂ©dios, variando entre 116 e 230 por 100 mil habitantes.
Cuidados a serem adotados
– Eliminação de focos de ĂĄgua parada: Esvaziar, limpar e manter cobertos recipientes que possam acumular ĂĄgua, como pneus, vasos de plantas, caixas d’ĂĄgua, garrafas e calhas;
– Manter caixas dâĂĄgua e reservatĂłrios bem fechados: Isso impede que o mosquito Aedes aegypti tenha acesso Ă ĂĄgua limpa para depositar seus ovos;
– Descartar corretamente o lixo: Embalar bem o lixo e mantĂȘ-lo em local fechado atĂ© a coleta. Evite o acĂșmulo de materiais reciclĂĄveis ao ar livre;
– Utilizar telas de proteção e repelentes: Instalar telas em portas e janelas e use repelente nas ĂĄreas expostas do corpo, especialmente durante o dia, quando o mosquito Ă© mais ativo;
– Participar de açÔes comunitĂĄrias de prevenção;
– Envolver-se em campanhas locais, incentivar vizinhos e familiares a manterem seus quintais limpos e compartilhar informaçÔes sobre a prevenção da dengue.


