Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção com fontes de lava de 300 metros

Erupção no Havaí marca o 23º episódio desde dezembro de 2024 e impressiona com imagens espetaculares

O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a exibir um impressionante espetáculo natural com um novo episódio de erupção registrado na tarde de domingo (25), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Este é o 23º episódio desde o início da atual atividade vulcânica, que começou em 23 de dezembro de 2024.

Imagens divulgadas pela agência Reuters mostram jatos de lava ultrapassando 300 metros de altura. A intensidade visual do fenômeno tem chamado atenção nas redes sociais e nos noticiários internacionais.

A intensidade visual do fenômeno tem chamado atenção nas redes sociais e nos noticiários internacionais. / Reprodução

Conhecido por sua atividade efusiva, o Kilauea emite lava altamente fluida, o que evita grandes explosões. Esse tipo de erupção é característico dos vulcões havaianos, permitindo que o magma escorra com facilidade pela superfície, formando extensos campos de lava incandescente.

Erupções contínuas desde os anos 1980

A atividade do Kilauea é monitorada constantemente desde a década de 1980. Em dezembro de 2005, uma ruptura em uma parede de rochas à beira-mar provocou um deslizamento de 18 metros, criando uma nova plataforma de lava que se estendeu até o oceano. Foi um dos eventos mais significativos desde o início da longa erupção registrada em 1983.

A erupção atual é considerada uma continuação dessa longa fase de atividade vulcânica. O Kilauea é tido por especialistas como o vulcão mais ativo do mundo, ao lado de nomes como Stromboli e Etna (Itália), Monte Érebo (Antártida) e Piton de la Fournaise (Ilha da Reunião, França).

Destino turístico popular

Além de sua importância geológica, o Kilauea é também uma grande atração turística. Desde o século 19, visitantes de todo o mundo vão até o Havaí para ver o vulcão de perto. Na região, foi construído o Volcano House, o único hotel e restaurante dentro dos limites do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.

Outro ponto bastante procurado é o Museu Thomas A. Jaggar, que fica na borda da caldeira e oferece uma vista privilegiada e segura da cratera do vulcão.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.