Chico no Bumbódromo! Ativista é lembrado como herói da floresta no Festival de Parintins

Um grupo de acreanos do Comitê Chico Mendes participou da performance que abordou a resistência dos povos da floresta e a defesa dos recursos naturais

Um carro alegórico em homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes integrou a apresentação do Boi Caprichoso no Festival de Parintins, no Amazonas, na noite de domingo (29). A alegoria representou o ativista como defensor da floresta amazônica, destacando sua atuação na preservação ambiental e na luta pelos direitos dos povos da floresta.

O ativista xapuriense foi homenageado no festival de Parintins/Foto: Reprodução

Durante a apresentação, participaram convidados ligados à causa ambiental e ao legado de Chico Mendes. Estiveram na arena Angela Mendes, filha do líder seringueiro; Raiara Barros, comunicadora; José Lucas e Hannah Lydia, parte da equipe de comunicação do Comitê Chico Mendes.

A presença dos acreanos fez parte do enredo do Boi Caprichoso, que teve como tema a valorização do seringueiro como herói da Amazônia. O grupo participou da performance que abordou a resistência dos povos da floresta e a defesa dos recursos naturais.

Angela Mendes, presidenta do Comitê Chico Mendes, classificou a cena como histórica. Em entrevista concedida à equipe do Comitê, ela relatou a emoção ao ver o estandarte com a imagem de seu pai: “Meu coração tá pulando de emoção. Quando entrei aqui e vi o estandarte com a imagem do meu pai, foi muito emocionante”.

A apresentação incluiu a projeção da imagem de Chico Mendes na arena, a confecção de uma alegoria em homenagem aos seringueiros, versos relembrando a luta e a entrada da equipe do Comitê Chico Mendes ao som da toada “Trilhas de Xapuri”. Também foram lembradas figuras como Raimundão, Ivair e Wilson Pinheiro.

Angela comentou ainda sobre a importância do reconhecimento: “Trazer essa luz sobre a importância dessas pessoas, das que partiram e das que estão aqui é fundamental, pra gente se reanimar pra seguir na luta”.

A equipe do Comitê também acompanhou os bastidores do festival, estabelecendo diálogo com artistas, comunicadores e lideranças locais. “Acho que o fato de estar aqui com meus companheiros, minhas companheiras, também tem sido importante pra esse sentimento, sabe, de força, pra me dar força aqui”, completou.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.