Em uma nota divulgada à militância petista, nesta sexta-feira (27), o presidente Estadual do PT/Acre, Daniel Zen, anunciou que o vereador André Kamai será o nome indicado para assumir a candidatura à presidência estadual do partido.
Em nota, PT indica André Kamai à presidência estadual do partido após desistência de Cesário. Foto: Reprodução
A decisão foi tomada após Casario Braga desistir da disputa por supostas divergências com o ex-senador Jorge Viana.
Na nota, Zen destacou a importância da unidade e do respeito aos pactos democráticos, afirmando que a escolha de Kamai foi feita “por consenso” e em substituição a Cesário. “Com espírito de compromisso e generosidade, [Cesário] renunciou à sua candidatura, tanto por entender que o momento exige coesão e convergência de forças”, explicou Zen.
O presidente do PT no Acre afirmou ainda que Braga será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Além disso, colocou a pré-candidatura de Jorge Viana ao Senado como parte de uma estratégia.
A nota termina com um convite à militância petista para participar ativamente do Processo de Eleição Direta (PED), agendado para o próximo dia 6 de julho. “É com os ânimos voltados à superação de todos os desafios aqui descritos que convidamos toda a militância petista a participar ativamente do PED, que será realizado no próximo dia 6 de julho. Seguimos juntos, com esperança, coragem e disposição para fazer do PT uma trincheira ainda mais forte na luta por justiça social, democracia e dignidade para o povo acreano e brasileiro”, concluiu Daniel Zen.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Nota do Presidente Estadual do PT/Acre, Daniel Zen, à militância petista
Companheiras e Companheiros,
Após um intenso ciclo de debates e de construções coletivas, encerramos mais uma etapa importante do nosso processo de reorganização partidária no Acre. Em nome da unidade e do respeito aos pactos democráticos que firmamos em torno do Processo de Eleição Direta (PED 2025), informamos que o companheiro André Kamai, vereador de Rio Branco, passa a ser o nome indicado, por consenso, para assumir a candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Acre, em substituição ao companheiro Cesário Braga que, com espírito de compromisso e generosidade, renunciou à sua candidatura, tanto por entender que o momento exige coesão e convergência de forças quanto para poder se dedicar, com ainda mais afinco, à sua pré-candidatura a deputado estadual, que é estratégica para o nosso partido.
Nossos desafios são imensos. É preciso seguir apoiando a reconstrução democrática do Estado de Bem Estar Social que está em curso no Brasil, sob a condução do Presidente Lula, da mesma forma se faz necessário oferecer, aqui no Acre, alternativas a esse estado de coisas marcado pela corrupção e pela inércia administrativa que caracterizam os dois mandatos do governo de Gladson Cameli, para o que apresentamos a pré-candidatura do nosso companheiro Jorge Viana ao Senado da República.
A escolha de Kamai representa a continuidade de um projeto coletivo que prioriza a mobilização da militância, o fortalecimento dos diretórios municipais e a reconstrução do diálogo popular em todos os territórios do nosso estado. Com trajetória marcada pelo engajamento político e atuação parlamentar firme, Kamai assume a missão de conduzir o PT/AC rumo a 2026 com o espírito de unidade, respeito aos compromissos firmados e foco na reconstrução das bases.
É com os ânimos voltados a superação de todos os desafios aqui descritos que convidamos toda a militância petista a participar ativamente do PED, que será realizado no próximo dia 6 de julho. Seguimos juntos, com esperança, coragem e disposição para fazer do PT uma trincheira ainda mais forte na luta por justiça social, democracia e dignidade para o povo acreano e brasileiro.
Daniel Zen
Presidente do PT o Acre