O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou que 85 dos 355 animais apreendidos durante a Operação Suçuarana foram perdidos ou roubados após uma invasão criminosa ao frigorífico de Brasileia. A ação ocorreu na madrugada de terça-feira, 17 de junho, quando um grupo arrombou cadeados, derrubou parte do muro e libertou o gado que estava sob custódia do órgão.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou que 85 dos 355 animais apreendidos durante a Operação Suçuarana foram perdidos ou roubados após uma invasão criminosa ao frigorífico de Brasileia. / Foto: Reprodução
Apesar do ataque, a maior parte dos animais foi recapturada pelas equipes de fiscalização. Segundo nota divulgada na sexta-feira, 20, os bovinos recuperados foram destinados conforme o planejamento: os bois seriam abatidos para abastecer a merenda escolar da rede pública, enquanto vacas e bezerros seriam doados. O ICMBio lamentou a violência da ação, que comprometeu parte do trabalho realizado legalmente.
A Operação Suçuarana, que segue respaldada por decisões judiciais definitivas, tem como foco combater ocupações irregulares em áreas protegidas. O ICMBio afirmou que os responsáveis pela invasão tentam enfraquecer a operação por meio de violência e desinformação, mas garantiu a continuidade das ações de fiscalização.
