Rio Branco tem dia mais quente do ano com 36,1ºC e umidade do ar em apenas 20% nesta quinta

O pesquisador também alertou para a possibilidade de novos recordes nos próximos dias

A capital acreana registrou, nesta quinta-feira (24), os dois maiores extremos meteorológicos de 2025 até o momento, a temperatura mais alta do ano, com 36,1ºC, e a menor umidade relativa do ar, que caiu para 20%. Os dados foram divulgados pelo pesquisador Davi Friale, em boletim publicado no site “O Tempo Aqui”.

Segundo Friale, o registro foi feito às 14h e coloca Rio Branco em estado de alerta para a saúde humana, uma vez que o nível de umidade está no limite inferior da faixa considerada crítica.

A baixa umidade registrada nesta quinta igualou o recorde do ano passado/ Foto: Reprodução

“Com esta marca, a capital do Acre entra no limite do estado de alerta para a saúde humana, cuja faixa de umidade fica entre 12% e 20%”, destacou o pesquisador.

A baixa umidade registrada nesta quinta igualou o recorde do ano passado, quando, em 13 de agosto de 2024, o município também atingiu os 20%.

“Esse percentual de umidade é normal nos desertos, quando os dias são quentes e ensolarados e as noites, frias e estreladas”, comparou Friale.

O pesquisador também alertou para a possibilidade de novos recordes nos próximos dias, em função da atuação de uma massa de ar seco sobre a região. “É possível que, até o fim desta semana, sejam registrados novos recordes de calor e de baixa umidade, como vínhamos alertando desde a última segunda-feira”, completou.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.