Ícone do site ContilNet Notícias

Sistema penitenciário do Acre registra mais de 300 fugas e evasões no 1º semestre de 2025

Por Suene Almeida, ContilNet

As buscas contam com a atuação da Polícia Penal e de outras forças de segurança/ Foto: Reprodução

O Sistema Penitenciário do estado do Acre do sofreu um aumento de cerca de 15% no número de fugas e evasões nos primeiros seis meses de 2025, segundo dados divulgados no Observatório de Análises Criminais do Ministério Público do Acre (MPAC).

De acordo com o painel, 301 detentos fugiram ou se evadiram das unidades prisionais do Acre, entre os meses de janeiro a junho. No primeiro semestre de 2024 o número de foi de 262 fugas/evasões.

Em um mês, 15 detentos escaparam em Rio Branco/ Foto: Reprodução

A evasão ocorre no contexto em que o detento não retorna à unidade após ser autorizado a sair de forma temporária, como em caso de trabalho, consultas de saúde, dentre outras situações. Enquanto a fuga refere-se ao ato de escapar sem autorização, ou o não retorno, no caso do regime semiaberto.

Neste domingo (20) um detento que escapou do complexo penitenciário de Rio Branco em junho foi, finalmente, recapturado. Outros oito detentos de alta periculosidade fugiram com Natanael do Nascimento, de 25 anos, e seguem foragidos.

Fugas recentes                

Entre as fugas mais recentes do sistema penitenciário do estado do Acre está a de nove presos que fugiram do pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório, setor destinado a presos sem sentença definitiva, no dia 19 de junho deste ano.

SAIBA MAIS: Fuga de 9 detentos em Rio Branco completa um mês e nenhum deles foi recapturado

Juntas, as penas dos fugitivos somam mais de 400 anos, por crimes como roubo, homicídio e associação a organizações criminosas.

Penitenciária do Acre (Iapen), como forma de auxiliar na localização dos mesmos e alertar a população. São eles:

Exatamente um mês depois, no último sábado, 19 de julho, outro grupo formado por seis detentos conseguiu fugir da Unidade Francisco de Oliveira Conde (FOC). São eles:

SAIBA MAIS: Metade dos detentos que fugiram de presídio em Rio Branco são acusados de homicídio

Sair da versão mobile