O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) realizou, nesta sexta-feira, 7, no Comando-Geral, em Rio Branco, a formatura de 56 novos soldados que concluĂram o Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD). A solenidade marca mais um passo no fortalecimento das forças de segurança pĂșblica do Estado, compromisso firmado pelo governador Gladson CamelĂ.

Com uma carga horĂĄria de 1.985 horas-aula, o curso seguiu a matriz curricular nacional das forças de segurança pĂșblica, orientada pelo MinistĂ©rio da Justiça. Ao longo da formação, os novos bombeiros receberam instruçÔes em disciplinas que abordaram desde tĂ©cnicas operacionais atĂ© temas voltados Ă cidadania e inclusĂŁo, como libras, inglĂȘs e prevenção das violĂȘncias e cultura de paz.

O comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos, destacou que a formatura integra a polĂtica de fortalecimento da segurança pĂșblica do Estado: âEssa turma Ă© fruto de um planejamento que começou ainda em 2022, com o concurso pĂșblico. Agora, estamos concluindo a formação de 56 bombeiros, que irĂŁo reforçar as unidades do interior do Estado. Isso representa o compromisso do governo em otimizar e potencializar os serviços prestados Ă população acreanaâ, afirmou.

Durante o curso, os alunos participaram de diversas missĂ”es operacionais e açÔes sociais, como a Operação Inundação 2025, que prestou apoio a famĂlias atingidas por alagamentos em Rio Branco. Cada aluno realizou ainda 400 horas de estĂĄgio prĂĄtico nos batalhĂ”es da capital, vivenciando atividades de salvamento, combate a incĂȘndios e defesa civil.

O investimento em hora-aula ultrapassou R$ 200 mil, sem contar os custos com material didĂĄtico, infraestrutura e logĂstica. Segundo o comandante Charles, o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de R$ 20 milhĂ”es em investimentos somente em 2025, reforçando a estrutura operacional da corporação: âEsses investimentos mostram o resultado de um trabalho sĂ©rio. Estamos colhendo frutos concretos, como a redução de mais de 80% nas queimadas e derrubadas em comparação a anos anteriores, tornando o Acre exemplo para o paĂs e o mundoâ, destacou o coronel.

Entre os formandos, o sentimento era de realização e gratidĂŁo. O soldado Eric da Silva, um dos novos bombeiros, contou que o momento representa a conquista de um sonho: âDesde o inĂcio do concurso, lutei muito para estar aqui. Hoje, Ă© a realização de um sonho meu e da minha famĂlia. Sou grato a Deus, Ă coordenação, ao comando e ao governo pela oportunidade de vestir essa farda e servir ao povo acreanoâ, declarou emocionado.

A formatura contou com demonstraçÔes operacionais, nas quais os novos soldados apresentaram parte do conhecimento tĂ©cnico adquirido durante o curso. A partir de agora, os formados passam a integrar as unidades do Corpo de Bombeiros em diferentes municĂpios do Acre, reforçando o efetivo e o compromisso de servir com coragem, disciplina e dedicação.
Veja o vĂdeo:

