Cerca de 200 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Rio Branco, segundo levantamento parcial da Defesa Civil municipal. De acordo com o órgão, 14 bairros da capital registraram ocorrências relacionadas aos temporais.

A família precisou ser removia de sua residência/Foto: Reprodução
Em entrevista, o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, informou que os atendimentos ainda estão em andamento e que os números podem ser atualizados.
“Nós estamos fechando o expediente de hoje com 200 atendimentos, então são aproximadamente 200 famílias afetadas pelas chuvas. Até o momento, 14 bairros atingidos, como o Vitória, Canaã, Vila Betel e Plácido de Castro, e esse número pode mudar conforme formos dando continuidade ao trabalho”, afirmou.
Segundo Falcão, as ocorrências não se limitaram a alagamentos. “Também tivemos questões geológicas, onde tivemos que remover duas famílias de uma área de risco e o local foi interditado. Uma no bairro Vitória, onde houve o desmoronamento de uma encosta, e outra no bairro Canaã, às margens do Igarapé Judia”, explicou ao Portal Acre.
O coordenador destacou que, nos casos de alagamento, a maioria das famílias deve permanecer em casa. “Nós iremos avaliar, claro, mas 99% das famílias vão permanecer em suas residências, porque já há retração dos igarapés e córregos, o que indica o restabelecimento da normalidade”, disse.
Para atender a população afetada, a Defesa Civil disponibilizou materiais de limpeza e caminhões para retirada de lixo. “Se for necessário, também iremos atuar com caminhões-pipa, garantindo água potável às famílias”, reforçou Falcão.
Ele acrescentou que grande parte dos atendimentos ocorre por meio de busca ativa das equipes nos bairros atingidos.
“Caso, por algum motivo, esse serviço não chegue até uma localidade, pedimos que a população acione o Corpo de Bombeiros pelo 193”, orientou.
Em razão das chuvas, o nível do Rio Acre apresentou elevação de 2,75 metros em 24 horas, atingindo a marca de 9,05 metros na manhã desta quinta-feira (18).
