Prefeitura prepara mutirão para distribuir brinquedos a quase 50 mil crianças no Natal

As entregas serão feitas nas unidades dos CRAS

A Prefeitura de Rio Branco apresentou, em entrevista coletiva realizada no Gabinete do Prefeito, os detalhes da operação de entrega dos brinquedos do projeto “Natal Criança Feliz”, que vai beneficiar 49.971 crianças de famílias inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família. A distribuição ocorrerá entre sexta-feira (19) e terça-feira (23), das 7h às 16h, com funcionamento dos CRAS inclusive no fim de semana.

O anuncio foi feito na manhã desta quarta-feira (17) pelo prefeito de Rio Branco/Foto: Reprodução

O prefeito Tião Bocalom destacou que a ação é voltada exclusivamente às famílias em situação de vulnerabilidade social e que os brinquedos não serão entregues de forma aleatória.

“Esses presentes não serão entregues de forma aleatória, só para aquelas crianças que pertencem a famílias que estão dentro do Cadastro Único do Bolsa Família. Então não tem presente para todas as crianças de Rio Branco, mas para essas quase 50 mil crianças a prefeitura vai dar o brinquedo”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a iniciativa busca atender crianças cujas famílias não têm condições financeiras de comprar presentes de Natal.

“Entre comprar um presente e comprar um pacote de arroz, evidentemente que o pai ou a mãe vai escolher comprar o alimento. Então essa ação vai marcar o coração dessas crianças e das famílias”, disse, ao classificar o projeto como inédito no município.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, explicou que a operação contará com um grande mutirão de servidores para garantir o atendimento adequado às famílias.

“Vai ser uma grande operação. Serão cinco dias de entrega, começando nesta sexta-feira, das 7h às 16h. Os CRAS vão funcionar inclusive no sábado e no domingo, sem parar, com uma quantidade maior de servidores para atender bem as famílias”, afirmou.

Segundo o secretário, os pais e responsáveis não devem comparecer aos CRAS fora do dia previsto para o seu bairro.

“É muito importante que papai e mamãe fiquem atentos. Vocês vão receber um telefonema, um WhatsApp ou até mesmo uma visita dos nossos servidores informando o dia certo para buscar o presente. Aguardem o chamado do Cadastro Único”, orientou.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, destacou que todo o investimento foi realizado no comércio local, fortalecendo a economia de Rio Branco.

“Os brinquedos foram todos comprados aqui em Rio Branco. As embalagens, as fitinhas, tudo foi adquirido no comércio local, além da contratação temporária de pessoas para embrulhar e organizar os presentes”, explicou.

Ela ressaltou ainda que, apesar de simples, os brinquedos foram escolhidos com cuidado. “São cerca de 50 mil brinquedos. Não são brinquedos caros, porque o valor destinado foi de um milhão e meio, mas são brinquedos legais, que com certeza vão fazer a alegria de muitas crianças”, afirmou.

A entrega dos brinquedos será realizada nos CRAS Calafate, Cidade do Povo, Cidade Nova, Novo Horizonte, Rui Lino, Santa Helena, São Francisco e Sobral, seguindo um cronograma diário por bairros. A prefeitura reforça que apenas crianças cadastradas no Bolsa Família, com idades entre 0 e 12 anos, terão direito ao benefício e que o atendimento ocorrerá exclusivamente mediante convocação prévia das equipes da assistência social.

PUBLICIDADE