Quem deseja ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, deve estar atento. É que as inscrições começam nesta segunda-feira (19) e, ao todo, a instituição disponibiliza 990 vagas em cursos de graduação, distribuídas entre os campi e turnos, com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres letivos do próximo ano.
Podem participar do processo seletivo os candidatos que realizaram o Enem 2023, 2024 ou 2025, desde que tenham obtido nota acima de zero na redação e não tenham participado como treineiros. A inscrição é feita exclusivamente pelo site oficial do Sisu, onde o estudante pode escolher até duas opções de curso, definindo campus, turno e modalidade de concorrência.
Metade das vagas ofertadas pela Ufac é reservada para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a Lei de Cotas. Dentro desse percentual, há recortes por renda familiar, critérios étnico-raciais e reserva específica para pessoas com deficiência (PcDs). Além disso, a universidade também destina vagas para ampla concorrência.
A classificação dos candidatos será feita com base na média das notas do Enem, respeitando os pesos e notas mínimas definidos para cada curso. Os aprovados passarão ainda por etapas de validação documental, especialmente nos casos de cotas sociais, raciais e PcDs.
edital-prograd-no-04_2026-processo-seletivo-do-sisu-2026
Apoio do governo
Para apoiar os candidatos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realiza o Plantão Sisu, iniciativa do programa Pré-Enem Legal, que oferece orientação gratuita sobre escolha de cursos, notas de corte, funcionamento das chamadas e listas de espera.
O atendimento é feito por meio de um link no Google Meet (https://meet.google.com/cbq-bxdu-iok), permitindo contato direto com a equipe do programa, além de um canal via WhatsApp, bastante utilizado pelos estudantes para tirar dúvidas.

