Acre tem redução de mais de 30% nas mortes violentas em janeiro, diz levantamento da Sejusp

De acordo com os dados consolidados, Rio Branco registrou queda nos índices

Acre registra redução de mortes violentas intencionais
Acre registra redução de mortes violentas intencionais/Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Um levantamento da Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgado nesta quarta-feira (11), aponta que os índices de criminalidade no Acre apresentaram reduções expressivas nos primeiros dias de 2026.

Os dados comparam os períodos correspondentes a 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026 e apontam queda significativa nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), tanto na capital quanto no cenário estadual.

De acordo com os dados consolidados, Rio Branco registrou queda de 36,36% das Mortes Violentas Intencionais, passando de 11 ocorrências em 2025 para 7 em 2026 no período de análise.

Na taxa por mil habitantes em Rio Branco também registrou redução expressiva, saindo de 2,83 para 1,80, representando uma diminuição de 36,44%.

Trabalho integrado das forças de segurança reduz criminalidade no Acre e em Rio Branco

Trabalho integrado das forças de segurança reduz criminalidade no Acre e em Rio Branco/Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Em todo o estado, os números também mostram um cenário positivo. O Acre contabilizou redução no total de 33% nas ocorrências registradas em janeiro, de acordo com o relatório. 

No cenário estadual, as Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes também apresentou redução, reforçando a tendência de diminuição da violência letal no estado.

PUBLICIDADE