Universidad de Pando e Prefeitura de Plácido firmam parceria para estágios de Medicina em UBS

O convênio foi assinado nesta semana pela Universidad de Pando e Prefeitura de Plácido de Castro

A Universidade Amazonica de Pando firmou convênio com a Prefeitura de Plácido de Castro
A Universidade Amazonica de Pando firmou convênio com a Prefeitura de Plácido de Castro/Foto: cedida

A Universidade Amazônica de Pando (UAP) assinou, nesta semana, um termo de cooperação com a Prefeitura de Plácido de Castro, para que estudantes de Medicina realizem estágios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A parceria fortalece a formação acadêmica e garante ainda mais melhorias no atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O reitor da UAP, Franz Navia Miranda e representantes da instituição foram recebidos pelo prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, para a assinatura do documento. Na ocasião, o prefeito destacou a importância de celebrar o convênio, que permite o uso da rede pública para estágios e práticas em ambulatórios, laboratórios e na atenção básica, incluindo o programa de saúde da família, e a alegria de receber o corpo docente dirigente da universidade.

Com o convênio, a Prefeitura receberá estagiários de Medicina em UBS

Com o convênio, a Prefeitura receberá estagiários de Medicina em UBS/Foto: cedida

“Nossa relação com a universidade é uma relação de irmãos, de pessoas que estão a serviço desses jovens que sonham em desenvolver uma profissão na Medicina. O nosso compromisso é colaborar para que a universidade possa cumprir o seu papel, o que interessa muito mais a nós do que à própria Bolívia. Dezenas de estudantes brasileiros estão ali, tendo a oportunidade, alguns pela primeira vez, de ingressar no ensino superior. Trazer a universidade até Puerto Evo, acredito que é um desafio”, disse o prefeito.

Camilo da Silva deixou, ainda, um recado aos interessados em estudar na instituição: “Queria dizer a todos os jovens, a todas as pessoas que amam a Medicina e que desejam ter um curso profissional superior voltado para a área médica, que procurem a universidade. Aqui é a oportunidade para ter um curso à altura de qualquer renda familiar e poder acessar a universidade, estudar, se graduar e sair um bom profissional”, destaca.

O convênio foi assinado nesta semana

O convênio foi assinado nesta semana/Foto: cedida

Localizada em Cobija, capital do departamento de Pando, situada na fronteira da Bolívia com o Brasil e vizinha das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, a UAP tem um campus em Puerto Evo Morales, povoado boliviano vizinho ao município de Plácido de Castro.

PUBLICIDADE