A Semana Santa, período litúrgico da Igreja Católica, tem início no próximo sábado (28), com a missa da benção dos ramos, e finaliza no domingo (5), com a celebração da Páscoa.
Na Diocese de Rio Branco, a programação da Semana Santa será realizada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas paróquias dos bairros.
LEIA TAMBÉM: “Jesus Cristo nos mostra que o amor é mais forte que a morte”, diz Padre Massimo sobre a Semana Santa
A programação conta com diversas celebrações, sendo a primeira o Domingo de Ramos (29), que marca o fim da Quaresma e remete à entrada de Jesus em Jerusalém. Em algumas paróquias, há procissões com ramos de palmeiras, abençoados durante a missa solene, simbolizando o momento em que a população saudou Jesus Cristo.
No sábado (28), às 19h, será realizada a benção dos Ramos e celebração da Santa Missa. No Domingo de Ramos (29), às 6h, 8h, 17h, 19h haverá benção dos ramos e Santa Missa.
Na Segunda-feira Santa, das 15h às 17h, haverá confissões. O Terço Mariano está programado para 18h40 e 19h acontece a Santa Missa. Na Terça-feira Santa, as confissões são das 8h às 11h30. O Santo Terço será às 11h40 e Adoração ao Santíssimo às 12h. Das 15h às 17h haverá confissões novamente, e 19h acontece a Santa Missa.
Na Quarta-feira Santa, as confissões são de 15h às 18h e Missa do Santo Crisma às 19h, com benção dos óleos do Crisma, Batismo e Enfermos.
A Quinta-feira Santa é marcada por confissões das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h. A Celebração da Ceia do Senhor, conhecida também como Lava-pés, acontece às 19h. A Vigília Eucarística será realizada das 20h30 às 23h.
Na Sexta-feira Santa, das 7h às 13h acontece a Vigília Eucarística. Às 15h será realizada a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Cristo Morto, às 17h. Neste ano, a procissão tem encerramento na Gameleira, com apresentação teatral do grupo Totus Tuus.
O Sábado de aleluia tem solene vigília pascal às 19h. A Diocese de Rio Branco recomenda levar vela. O Domingo de Páscoa é marcado pelo Alvorecer, que tem concentração na Catedral às 3h30, seguido de procissão até a Gameleira às 4h. A Celebração do Alvorecer acontece às 5h na Gameleira.
As missas na Catedral são realizadas às 6h, 8h, 17h e 19h.
Confira a programação completa que será realizada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, divulgada ao ContilNet:

