O produtor audiovisual William Silva compartilhou em seu perfil do Instagram, no último domingo (10), um momento inusitado, quando, ao registrar imagens de uma colheita de soja, num sítio localizado próximo ao município de Capixaba, um gavião de grande porte se choca e quase derruba seu drone.
William conta que o sítio que aparece nas imagens é repleto de gaviões, mas a equipe não havia percebido até o momento de subir o drone, e diz que na imagem aparece apenas um gavião, porém eram vários que estavam rodeando o aparelho, até o momento em que ele ficou rodando e foi em direção ao solo.
Ele conta que percorreu 2km dentro da plantação para tentar resgatar o drone, uma caminhada bastante cansativa, mas quando chegou na localização exata do aparelho, ele estava pairando próximo ao solo e não havia caído, apenas se desequilibrado. As gravações com o drone foram suspensas naquela área devido a quantidade de gaviões ali presentes, pois essas aves identificam o aparelho como uma ameaça e não param de atacar.
O videomaker recomenda que não levantem drones em áreas com gaviões e outras aves, pois além do risco de machucar as aves, também poderá ocorrer danos ou perda do aparelho. Segundo ele, o drone não feriu os animais devido ao material ser de plástico, e que o drone não teve danos prejudiciais:
“Parece que deu ruim. Uns 10 gaviões se reuniram e derrubaram o drone. Uma gangue de gaviões. Eles não gostaram muito da presença do drone”.
VEJA O VÍDEO: