Nível do Igarapé São Francisco sobe quase 2 metros em 24 horas e acende alerta na Defesa Civil

Em 2023, mais de 2 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas e enchentes do Igarapé São Francisco

Igarapé percorre dezenas de bairros em Rio Branco/Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Rio Branco anunciou nesta quinta-feira (26) que o Igarapé São Francisco, uma dos principais da bacia da capital, subiu quase 2 metros nas últimas 24 horas. O principal fator foram as chuvas intensas registradas no final de semana.

Igarapé percorre dezenas de bairros em Rio Branco/Foto: Reprodução

“Averiguamos que nas últimas 24h aumentou 1,45m. Seguimos com o trabalho preventivo”, disse o coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão.

Em 2023, mais de 2 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas e enchentes do Igarapé São Francisco, que percorre dezenas de bairros na capital.

Defesa Civil segue averiguando a situação do igarapé/Foto: Reprodução

O prefeito Tião Bocalom, em entrevista ao ContilNet neste ano, garantiu que a limpeza feita pela Prefeitura de Rio Branco nas margens e no leito do São Francisco foram cruciais para amenizar o impacto das enxurradas.

“Este ano temos feito um trabalho muito bom de monitoramento dos igarapés, mas em 24 horas tivemos 125 milímetros de chuvas. Graças a Deus e em função do trabalho que fizemos em 2023, de limpeza dos igarapés, a água está fluindo. A última limpeza havia sido feita há 19 anos, se não tivéssemos feito de novo em 2023, com certeza essas chuvas já teriam causado problemas”, disse.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.