A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta terça-feira (2) a campanha âAdolescĂȘncia Primeiro, Gravidez Depoisâ, voltada Ă prevenção da gravidez precoce. A ação Ă© o start para o projeto que vai disponibilizar gratuitamente o dispositivo intrauterino (DIU) Mirena para adolescentes de 14 a 18 anos, a partir do mĂȘs de outubro.

As inserçÔes começam a ser feitas regularmente a partir do dia 9 de setembro na UBS Eduardo Asmar/ Foto: Reprodução
A iniciativa Ă© considerada um marco para a saĂșde pĂșblica no Acre, jĂĄ que coloca a capital entre as primeiras cidades da RegiĂŁo Norte a oferecer o mĂ©todo contraceptivo de longa duração. O objetivo Ă© ampliar o acesso das jovens a opçÔes seguras de planejamento reprodutivo e reduzir os altos Ăndices de gestação nĂŁo intencional.
Segundo a coordenadora estadual da SaĂșde do Adolescente, Luciana Freire, a proposta integra a estratĂ©gia do governo para o perĂodo de 2024 a 2027. âQueremos garantir que essas adolescentes possam planejar a vida de forma segura, evitando consequĂȘncias como evasĂŁo escolar e mortalidade materna e infantilâ, explicou.
O custo do DIU Ă© elevado, mas na rede pĂșblica serĂĄ oferecido sem cobrança. As inserçÔes começam a ser feitas regularmente a partir do dia 9 de setembro na UBS Eduardo Asmar, no bairro XV.
As adolescentes interessadas podem procurar qualquer Unidade BĂĄsica de SaĂșde, URAPs ou a PoliclĂnica Barral y Barral para agendamento. Ao todo, 120 dispositivos foram destinados inicialmente ao municĂpio.
Com informaçÔes Secom Prefeitura de Rio Branco

