Filhas da Terra & Filhos do Vento: nova obra de escritora acreana une romance e questÔes ambientais

Enchentes em Rio Branco e preocupação com desmatamento inspiraram a criação da ilha fictícia de Eldória.

Por Vitor Paiva, ContilNet 06/09/2025 Ă s 08:24 Atualizado: hĂĄ 8 meses

A escritora acreana Gabriela do Nascimento Herrera vai lançar seu novo livro Filhas da Terra & Filhos do Vento, uma obra de romantasia que une elementos de fantasia épica, romance e reflexÔes ambientais. O lançamento serå realizado de forma online, pela Amazon, jå que a autora atualmente mora em São Carlos, interior de São Paulo.

Filhas da Terra & Filhos do Vento: nova obra de escritora acreana une romance e questÔes ambientais

A escritora nĂŁo estĂĄ no Acre, pois continua realizando o projeto de seu Doutorado na ĂĄrea da engenharia agronĂŽmica/Foto: Cedida

Engenheira agrĂŽnoma e doutoranda em ecologia, Gabriela construiu a histĂłria inspirada nas enchentes que presenciou em Rio Branco, quando participou de açÔes solidĂĄrias com o grupo “Grupo Social Pela Vida”, levando roupas e alimentos a famĂ­lias atingidas. Essa vivĂȘncia, somada Ă  preocupação com o meio ambiente e ao desmatamento na AmazĂŽnia, motivou a criação da ilha fictĂ­cia de EldĂłria, cenĂĄrio central da narrativa.

“Apesar de ser uma romantasia leve e fluĂ­da, escrita para todos os pĂșblicos, o livro traz muitas questĂ”es e reflexĂ”es sobre o meio ambiente. A ideia da ilha veio das situaçÔes que vivi e presenciei no Acre, especialmente as enchentes”, afirmou a autora.

Filhas da Terra & Filhos do Vento: nova obra de escritora acreana une romance e questÔes ambientais

O mapa de onde a histĂłria se passa Ă© baseado no formato do territĂłrio acreano/Foto: Cedida

Este é o terceiro livro de Gabriela. O título anterior, Sussurro, foi premiado e lançado com apoio da Fundação Elias Mansour e do Governo do Estado do Acre. A escritora também integra a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), espaço que, segundo ela, foi fundamental para amadurecer sua escrita e ampliar o contato com o universo literårio.

Entre as influĂȘncias que marcaram sua trajetĂłria estĂŁo nomes como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carina Rissi, Elizabeth Chandler, Jane Austen e J. R. R. Tolkien.

Filhas da Terra & Filhos do Vento: nova obra de escritora acreana une romance e questÔes ambientais

A capa oficial do livro foi disponibilizada em primeira mĂŁo para o ContilNet/Foto: Cedida

Com classificação livre, Filhas da Terra & Filhos do Vento poderĂĄ ser lido por todas as idades. A expectativa da autora Ă© alcançar o maior nĂșmero de leitores possĂ­veis. “Escrevi de uma forma que atĂ© crianças possam ler. Quero que as pessoas conheçam essa histĂłria, se divirtam e tambĂ©m reflitam sobre a mensagem que ela traz”, destacou.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.