A Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) divulgou uma nota de esclarecimento nesta semana confirmando que a 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Acre será realizada apenas em 17 de maio de 2026. O evento, que inicialmente estava previsto para ocorrer em 2025, foi transferido para coincidir com o Dia de Valorização, Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ e Combate à LGBTfobia, instituído pela Lei nº 4.158, de 9 de agosto de 2023.
Segundo a instituição, a mudança de data ocorre devido ao processo de regularização administrativa e financeira, considerado essencial para garantir uma produção de grande porte à altura da comunidade LGBTQIA+ do estado. A AHAC afirmou que, ao longo de 2025, concentrou esforços na recuperação de sua plena capacidade administrativa, jurídica e financeira, o que inclui apresentar projetos, captar recursos e estruturar eventos de forma adequada.

Parada ocorrerá no Dia de Combate à LGBTfobia, em 17 de maio de 2026/Foto: Reprodução
Apesar desse período de reorganização, a entidade reforçou que não deixou de atuar. No ano passado, promoveu o 1º Circuito Acreano da Diversidade, com abertura oficial, artistas locais e nacionais, oficinas de comunicação, atividades esportivas inclusivas e ações de enfrentamento à LGBTfobia. De acordo com a associação, a realização desse circuito demonstrou sua força organizacional e continuidade na defesa dos direitos LGBT+.
A AHAC informou ainda que o Governo do Acre, a Prefeitura de Rio Branco e empresas parceiras foram comunicados sobre a nova data e confirmaram apoio à realização da Parada em 2026. A expectativa da organização é entregar um evento completo, com trios elétricos, artistas profissionais, convidados especiais e um trajeto seguro, resultando em uma celebração marcante para toda a população LGBTQIA+.
Por fim, a entidade agradeceu o apoio recebido e reafirmou seu compromisso com a diversidade, cultura, inclusão e a defesa dos direitos humanos no estado.

