Rio Acre segue em recuo, mas permanece acima da cota de transbordo em Rio Branco

Mesmo com forte chuva nas últimas 24 horas, nível do rio apresenta queda gradual na manhã desta terça-feira

O Rio Acre segue em vazante em Rio Branco. Dados divulgados pela Defesa Civil Municipal na manhã desta terça-feira (20), mostram que o nível do manancial continua em recuo gradual, mesmo com o registro de quase 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na capital.

Réguas marcavam 14,09 metros nesta terça-feira (20). Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com o boletim, às 5h18, o rio marcou 14,14 metros, já apresentando tendência de descida. Depois, às 9 horas, o nível caiu novamente, chegando a 14,09 metros Apesar da melhora, o Rio Acre ainda permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

De acordo com o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a expectativa é que o manancial saia da cota de transbordo ainda nesta terça-feira (20). “Uma boa notícia é que a tendência é de retração, já que identificamos vazante em toda a bacia do Rio Acre”, enfatizou. “Mas, na noite desta segunda-feira (19) e madrugada desta terça-feira (20), registramos 59 mm de chuva, e tudo isso pode impactar em um novo transbordo”, disse.

Ainda segundo Falcão, o momento ainda não é de tranquilidade. “Até o final de março,  não temos nada seguro. Por isso, as 19 famílias seguem nos abrigos municipais, e devem voltar às suas casas apenas quando o rio tiver em 10 metros. Até porque temos de fazer todo o trabalho de limpeza antes”, finalizou.

PUBLICIDADE