Acre apresenta tendência de crescimento nos casos de SRAG e Fiocruz emite alerta para o Carnaval

Acre e outras três unidades federativas apresentam nível de atividade de SRAG em alerta

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o novo Boletim InfoGripe na última quinta-feira (5), com alertas para cuidados durante o Carnaval. No Acre, o aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua sendo motivado pela influenza A.

Apenas quatro das 27 unidades federativas apresentam nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência a longo prazo, sendo elas: Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. No Acre, a influenza A atinge especialmente jovens, adultos e idosos, enquanto o vírus sincicial respiratório (VSR) afeta principalmente crianças.

Acre apresenta tendência de crescimento de SRAG

Acre apresenta tendência de crescimento de SRAG/Foto: Reprodução

A análise, referente à Semana Epidemiológica 4 (período de 25 a 31 de janeiro), chama atenção para o período de Carnaval. A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, destaca que pessoas com sintomas de gripe ou resfriado devem permanecer, de preferência, em casa, em repouso. Caso participem de festas de Carnaval apesar dos sintomas, a orientação é usar máscara e ficar em locais bem arejados, com o objetivo de diminuir as chances de transmissão.

Diante do cenário de alta de casos de influenza A no Norte, Tatiana alerta que é fundamental que a população prioritária da região, como idosos, indígenas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, se vacine o quanto antes contra o vírus.

PUBLICIDADE