O Ministério da Educação divulgou o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (Saeb) de 2021 na última sexta-feira (16). De acordo com os dados, os alunos do ensino médio tradicional do Acre apresentaram uma melhora no aprendizado de Língua Portuguesa.
O Acre alcançou a marca de 274,4 pontos na proficiência média do Saeb em Língua Portuguesa no ensino médio tradicional. Mesmo com o avanço, o estado se encontra abaixo da média nacional, que é de 275 pontos.
No que diz respeito à proficiência por municípios, apenas a capital, Rio Branco, alcançou a média nacional. Outros cinco municípios ficaram abaixo da média e os demais não apresentaram resultados.
O Saeb é o principal instrumento de avaliação da educação brasileira. Trata-se de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Testes e questionários são aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada. Os resultados desta edição apontam que somente oito redes conseguiram aumentar a nota de Língua portuguesa em comparação a 2019.
O exame avaliou o ensino de português e matemática, mas Acre, Santa Catariana, Pernambuco e Tocantins só apresentaram melhorias nos resultados de português.