Pimenta no Reino: as unanimidades (ou quase) do governo Gladson

Ranking

Em conversa recente com um aliado do governador Gladson Cameli (PP), surgiu o assunto de quais seriam os secretários que mais vem se destacando no Governo do Estado. O aliado sugeriu então uma espécie de ranking, que na visão dele, tem um 1° lugar inegociável: Petrônio Antunes.

Diretor do Deracre, Petrônio recebe honraria da Câmara Brasileira de  Cultura e Academia de Ciências e Artes - ContilNet Notícias

Deracre

Antunes é engenheiro de formação e apesar de não ser de fato um secretário, tem status de secretário e está no primeiro escalão, pois é diretor-presidente do Deracre, o órgão responsável pela manutenção e construção das estradas e ramais no estado. Em alguns setores do Governo, o engenheiro é conhecido como “o homem das obras”.

Relato

“Petrônio é o secretário que mais fez obras. É ponte, é estrada. Você anda por aí, em Plácido de Castro, Porto Acre, Quinari, e não vê mais buraco como tinha nas estradas. Ele tem feito um trabalho grande”, elogiou o aliado.

Loas

De fato, não é raro ver o gestor ser elogiado por seus pares, pelo governador, por aliados e até por críticos do governo. É quase uma unanimidade dentro do governo Gladson.

Cirleudo

Outro secretário que também faz parte do ‘ranking’ do aliado, é Cirleudo Alencar, da Seinfra. Arquiteto de formação, Cirleudo atuou na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Sena Madureira, no interior do Acre, na gestão do ex-prefeito Nilson Areal e no primeiro mandato do prefeito Mazinho Serafim, antes de virar secretário de estado, em junho de 2021.

Vitrine

A coincidência dos dois primeiros colocados dessa lista é que ambos são de órgãos que executam obras. O que é uma faca de dois gumes. Já que, quando o trabalho é bem feito nesses órgãos, se tornam vitrines, e se for mal feito, é quem mais apanha. Até aqui, pelo menos na visão de aliados, os dois vem fazendo o dever de casa e são os grandes destaques do primeiro mandato de Gladson. Tem tudo pra permanecerem nos cargos.

Remanescentes

Além dos dois primeiros, o aliado ainda apontou outros secretários que merecem destaque e completam o ranking: 3° Paula Mariano (Sesacre), 4° Aberson Carvalho (SEE) e 5° Paulo Cézar Rocha dos Santos (Sejusp). Este último, no cargo desde o 1° dia de governo Gladson, em 1 de janeiro de 2019.

Contas aprovadas

Só quem já foi candidato em alguma eleição ou já teve que prestar contas de campanha eleitoral junto à Justiça Eleitoral sabe o quanto é complexo esse processo. Qualquer pingo fora do i pode gerar multas ou até perda de mandato, caso o candidato tenha sido eleito. Tem que olhar cada número de lupa, pra não correr riscos.

Comemoração

Não à toa, cada conta aprovada tem sido motivo de comemoração entre os eleitos. Na última terça (22), o presidente da Aleac e deputado estadual mais votado nas eleições deste ano, Nicolau Junior (PP), comemorou o feito. Ontem foi a vez do deputado estadual eleito, Eduardo Ribeiro (PSD), também comemorar a aprovação nas redes sociais.

CPI

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou, na última quinta-feira (24), um pedido de instalação de uma CPI para investigar eventuais abusos de autoridade praticados por ministros do STF e do TSE. O pedido foi protocolado com 181 assinaturas, 10 a mais do que o mínimo necessário.

Assinaturas acreanas

Das 181 assinaturas, duas são acreanas: Alan Rick (UB) e Mara Rocha (MDB). Ambos, defensores ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PL).

PUBLICIDADE